Município de Vieira do Minho atribui Medalha de Honra – Grau Ouro a Mestre Adelino Ângelo
Na última reunião de Câmara do Executivo Municipal, após proposta do Presidente, Filipe de Oliveira, foi aprovada por unanimidade a atribuição da Medalha de Honra do Município – Grau Ouro ao Mestre Adelino Ângelo Leite de Faria de Lemos Magalhães.

Veja ou reveja as entrevistas exclusivas concedidas à VMTV em 2017 aquando do seu 85º aniversário e em 2019 numa palestra no AEVA .
O Mestre Adelino Ângelo é uma referência nas Artes para Vieira do Minho. Nasceu no Solar de Lamas, no ano de 1931, que veio a adotar o seu nome décadas mais tarde.
Com 27 livros publicados e pinturas da sua autoria em 14 outros livros, o exímio pintor fez inúmeras exposições das suas valiosas pinturas, nomeadamente em Vieira do Minho, na Casa de Lamas. Foram-lhe prestadas dezenas de homenagens, nas mais variadas terras e países mas foi em dezembro de 1980 que a Câmara de Vieira do Minho lhe prestou o seu reconhecimento.
A Medalha de Honra do Município destina-se a galardoar pessoas que se tornem intrinsecamente ligados ao Município de Vieira do Minho, e por isso mesmo considera o Presidente da Câmara, Filipe de Oliveira, que “os relevantes e meritórios serviços prestados ao concelho, à cultura e ao país, pelo Mestre Adelino Ângelo e a ação que, de forma artística e sublimada desenvolveu, levando além fronteiras o nome de Vieira do Minho, constituem fundamentação inequívoca, para que lhe seja atribuída a Medalha de Honra do Município – Grau Ouro e por inerência o título de cidadão Honorário do Município Vieirense”.


