Município de Vieira do Minho entrega armadilhas para combate à vespa velutina aos apicultores
A Câmara Municipal de Vieira do Minho promoveu, esta semana, uma sessão de sensibilização junto dos apicultores do concelho tendo em vista a entrega de armadilhas para combate à vespa velutina.
Na sessão conduzida pelo presidente da Câmara, António Cardoso, foram entregues armadilhas aos apicultores com apiários ativos no concelho.
A implementação desta rede de armadilhas pretende limitar o impacto da espécie invasora, permitindo a captura de vespas e, numa fase inicial, a captura de vespas fundadoras.
Com esta iniciativa, o Município de Vieira do Minho pretende envolver os apicultores e as Juntas de Freguesia, com o objetivo de proceder à sua colocação nas proximidades dos apiários, em zonas com um registo de maior aparecimento de ninhos e noutros locais em que se justifique a sua instalação.
Tendo em vista a monitorização e operacionalização do combate à vespa velutina, a Câmara Municipal vai proceder também à colocação de armadilhas junto de espaços públicos, escolas e junto de outros equipamentos onde tenha sido detetada a presença de ninhos de vespa velutina.
A entrega destas armadilhas decorre no âmbito da candidatura “Deteção e Combate à espécie exótica invasora vespa velutina na Comunidade Intermunicipal do Ave” do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.