Município enaltece resposta das forças de socorro e segurança no combate aos incêndios
Desde o passado sábado, 14 de setembro, e até ao fim da manhã desta quarta-feira, Vila Nova de Famalicão registou 20 ocorrências relacionadas com focos de incêndio – entre novos focos de e operações de rescaldo – que obrigaram à intervenção das corporações de bombeiros, GNR, Sapadores Florestais e do Serviço Municipal de Proteção Civil, mobilizando uma centena de meios e mais de 400 operacionais.
A ocorrência mais preocupante registou-se no passado fim-de-semana, com um fogo florestal que atravessou as freguesias de Requião, Vermoim e Vale São Martinho e que consumiu mais de 100 hectares de área florestal.
“Ao longo destes dias acompanhei de perto o esforço e o trabalho incessantes das forças de Segurança e Proteção Civil. Deixo aqui um público reconhecimento a todos aqueles que estão na linha da frente no combate às chamas e no apoio às populações”, salienta o Presidente da Câmara Municipal Mário Passos.
Depois de domingo ter estado em Requião, esta terça-feira, o edil, acompanhado pelo vereador da Proteção Civil, Ricardo Mendes, percorreu vários pontos do território onde permaneciam cerca de uma centena de operacionais envolvidos em ações de combate ao fogo, em ações de vigilância e consolidação de rescaldo nas áreas florestais ardidas neste período.
Recorde-se que até às 23h59 de quinta-feira, dia 19 de setembro, todo o território continental está em Situação de Alerta.
“Os meios de socorro estão muito desgastados e é importante que as pessoas se mantenham atentas e que adotem comportamentos de forma a evitar focos de incêndio”, alertou ainda Mário Passos.
Para além da área ardida, até ao momento não se registam danos materiais significativos resultantes destas ocorrências no concelho famalicense.