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Município instala dois novos parklets junto ao Centro Escolar de Maximinos e na Rua da Restauração

O Município de Braga instalou dois novos parklets em frente ao Centro Escolar de Maximinos e na Rua da Restauração, junto à Associação de Reformados de São Victor. Estes parklets são semelhantes aos já implementados, em 2022 e 2023, junto à Escola de Música Calouste Gulbenkian e Escola EB1 Fujacal.

 

Esta ação tem como objetivo qualificar o espaço público na envolvente das escolas, promovendo o alargamento das áreas de acesso junto às entradas e incrementando as condições de segurança. Ao mesmo tempo, estes equipamentos contribuem para a melhoria geral das condições de acessibilidade e sociabilidade do espaço urbano.

 
 

O parklet instalado em frente ao Centro Escolar de Maximinos surge devido à concentração de encarregados de educação no passeio nos horários de entrada e saída das crianças. Para além da melhoria das condições de segurança, pretende-se que este seja um novo espaço para usufruto da comunidade escolar, bem como dos residentes, onde podem ser realizadas diversas atividades e convívios ao ar livre. Esta estrutura pode ser, assim, apropriada por todos, inclusivamente no seu embelezamento através da plantação de flores na floreira localizada nas costas dos bancos corridos.

Já o parklet colocado na Rua da Restauração surge na sequência do pedido da Junta de Freguesia de São Victor, tendo-se valorizado a área disponível junto à fonte aí existente. Para além da melhoria das condições do espaço urbano, o objetivo será potenciar novas interações urbanas, assumindo a mais valia do seu posicionamento numa área mais desafogada, onde a nova estrutura vem contribuir para a qualificação do espaço público pelas relações que passa a estabelecer com os restantes elementos do lugar.

 
 

O conceito de parklet, que surgiu em 2005 em S. Francisco, nos EUA, tem sido amplamente difundido um pouco por todo o Mundo. Os parklets são estruturas simples e de rápida implementação que surgiram com o intuito de transformar os lugares de estacionamento em espaço público, promovendo o alargamento de passeios e os espaços dedicados à vivência urbana.

No caso de Braga, a implementação destas duas novas estruturas vem comprovar o sucesso das primeiras iniciativas. O reconhecimento, por parte da comunidade escolar e da comunidade em geral, das vantagens da colocação dos equipamentos ao nível da qualificação do espaço público é possível de verificar através dos diversos pedidos que têm sido recebidos para a aplicação deste modelo noutras zonas da cidade.

 

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