Quantcast
 
 

Navio “Almirante Gago Coutinho” partiu para Cabo Verde em missão bilateral

O navio hidrográfico “Almirante Gago Coutinho” partiu na noite de quinta-feira para Cabo Verde numa missão de cooperação bilateral no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, para um conjunto de atividades com aquele país africano, foi hoje anunciado.

 
Navio
Marinha

Em comunicado, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) acrescentou que durante a missão será feito o “levantamento topo-hidrográfico em diversos pontos de Cabo Verde, tendo em vista a atualização do fólio cartográfico”.

 
 

O navio português participará também no projeto “UNTIeD — Unlocking the mega Tsunami Deadlock”, relativo ao estudo da geração de maremotos e que recolherá dados científicos de correntometria de oportunidade, tendo em vista contribuir para outros projetos (projeto “MELOA — drifter WAVY Ocean” e “Global Drifter Program da NOAA”), lê-se na nota de imprensa.

Será feita também a “colheita de amostras de água superficial para análise de microplásticos, no âmbito do projeto “Volta ao Mundo Sagres 2020-FA”, refere o EMGFA.

 
 

O navio largou da Base Naval de Lisboa, de modo a cumprir a quarentena médico-sanitária, com previsão de atracar no Porto da Praia a 13 de janeiro e em Mindelo a 31 de janeiro, com regresso previsto a 13 de fevereiro de 2021.

As missões Mar Aberto têm sido desenvolvidas desde 2008 e contextualizam-se na cooperação técnico-militar, com os países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, materializando parte dos acordos de cooperação de defesa e fiscalização, de vigilância conjunta, segurança marítima e atividades científicas.

 

Lusa

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não