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Navio de investigação científica monitorizado por Lancha da Marinha Portuguesa na Costa Algarvia

Costa Algarvia de Portugal
Janeiro de 2024

 

Navio de investigação científica “JOIDES Resolution” (IMO: 7423081), alcunhado de “JR”, com pavilhão do Chipre e gerido pela Universidade A&M do Texas (TAMU), monitorizado na costa Sul de Portugal, ao largo do Sotavento Algarvio, na Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Portugal, pelo NRP “Orion”, lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa, com o número de amura P1156.

 
 
Foto via Marinha Portuguesa

O acrónimo JOIDES corresponde a “Joint Oceanographic Institutions for Deep Earth Sampling” (lit. “Instituições Oceanográficas Conjuntas para Amostragem Profunda da Terra”) e “Resolution” a uma designação honorífica ao navio HMS “Resolution” comandado pelo britânico James Cook, há mais de 200 anos, entre 1771 e 1779, em expedições ao Pacífico e ao Antárctico.

Sob a égide do “Internacional Ocean Discovery Program” (IODP), com fundos de agências científicas dos EUA, Japão e Europa, o navio “JOIDES Resolution” está afecto, de 10 de Dezembro de 2023 a 9 de Fevereiro de 2024, à Expedição 401 – “Mediterranean-Atlantic Gateway Exchange” (dirigida por Rachel Flecker e Emmanuelle Ducassou e com a participação de pelo menos um cientista Português), tendo largado do Porto de Amsterdão, na Holanda, a 13 de Dezembro de 2023 e, com recolhas de amostras previstas para a costa Portuguesa e Espanhola. Estando na presente data, 2 de Janeiro de 2024, a navegar ao largo de Tavira, irá cruzar Gibraltar, operar recolhas na costa Sudeste de Espanha e rumar a Nápoles, em Itália, onde a expedição terminará.

 
 

Lançado à água em 1978 como navio de prospecção petrolífera, convertido em 1985 para uso científico e alvo de revisão e modernização entre 2006 e 2008, o “JOIDES Resolution” é actualmente detido pela Overseas Drilling Limited (detida na totalidade, desde 2011, pela companhia norueguesa Siem Offshore AS).

Deslocando 10 282 toneladas, com um comprimento de 143 metros, um boca de 21,3 metros e com a sua torre de perfuração elevada até 62 metros, pode efectuar perfuração e recolha de amostras do leito oceânico até 8 235 metros de profundidade. Tem uma tripulação de 65 elementos podendo acomodar 60 elementos de equipas técnicas e científicas. Conta com convés de voo à ré para um helicóptero.

 

A NRP Orion, com o número de amura P1156, é o segundo navio da classe Centauro, construído nos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz, ao serviço da Marinha Portuguesa desde 27 de Março de 2001. Com um comprimento de 27 metros, uma boca de 5,9m, um calado de 2,8m, e deslocando 94 toneladas, é propulsionada por 2 motores Cummins KTA-50-M2 de 1 800hp cada, que lhe permitem uma velocidade máxima de 26 nós com uma autonomia de 1 350 milhas (aprox. 2 500 km), a 15 nós. Com um guarnição de 1 oficial, 1 sargento e 6 praças, está armada com uma peça Oerlikon de 20mm/65 e podendo armar duas metralhadoras médias MG-3, calibre 7,62mm, ou 2 metralhadoras pesadas Browning, em calibre 12,7mm (.50) em reparos nos bordos do convés superior à retaguarda da ponte.

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

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