Navio de pesquisa geológica da Federação Russa acompanhado por navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa junto aos Açores
Oceano Atlântico, Açores, Portugal
4 de Dezembro de 2024
Navio de investigação geológica “Akademik Nemchinov”, “Академик Немчинов” (IMO 8409032), da Federação Russa, acompanhado a 4 de Dezembro de 2024 pelo NRP Figueira da Foz (P361), navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa sob comando do (OF-3) Capitão-tenente Pedro Igor Quintela Marçal, na Zona Económica Exclusiva dos Açores, ao largo da Ilha de Santa Maria. O NRP Figueira da Foz largou para esta missão, do Porto de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, pelas 11:15 UTC de 2 de Dezembro de 2024.
O navio russo largou de Murmansk, no Norte da Federação Russa, em pleno Círculo Polar Árctico, a 20 de Novembro de 2024, e referenciando como destino o Porto de Cumaná, na Venezuela, navega actualmente, pelas 18:39 UTC de 4 de Dezembro de 2024, a 13 nós, com rumo 239.9° (SW), a cerca de 215 milhas náuticas a Sudoeste de Vila do Porto na Ilha de Santa Maria.
O “Akademik Nemchinov” é detido e operado pela SMNG (“Sevmorneftegeofizika”, “СевМорНефтеГеофизика”), com sede em Mursmansk, uma subsidiária da ROSGEO (“Rosgeologiya”, “Росгеология”), com sede em Moscovo, detida na totalidade pelo Estado da Federação Russa. A ROSGEO é a maior companhia russa dedicada à pesquisa e exploração geológica, com especial foco na identificação, por reflexão sísmica, de potenciais recursos de petróleo e gás natural sob o leito oceânico.
Em Outubro de 2023, a ROSGEO assinou, em Moscovo, um acordo de cooperação com empresa estatal de exploração de gás e petróleo da Venezeula, a PDVSA (Petróleos de Venezuela S.A.), compreendo a consultoria, formação e desenvolvimento de acções no domínio das acções de prospecção geológica de campos de gás e de petróleo. A PDVSA é actualmente a petrolífera detentora das maiores reservas de petróleo do mundo, representando cerca de 17% das reservas mundiais.
Construído em 1988 nos estaleiros polacos de Szczecin, modernizado em 2017 nos estaleiros da PREGOL, em Kalingrad (Báltico, Federação Russa), o “Akademik Nemchinov” desloca 3 224 toneladas, com 84,4 metros de comprimento, 14,83 metros de boca e 5,2 metros de calado. Sustenta um velocidade de cruzeiro de 14 nós com um alcance operacional de 12 000 milhas naúticas. Tem acomodação para até 59 elementos. Está equipado com sensores e plataformas digitais para a recolha e análise, por reflexão sísmica, de potenciais recursos de hidrocarbonetos, sob o leito oceânico, designadamente, com sistema Seamap GunLink 2000 (produzida pela Seamap uma subsidiária da norte-americana MIND Technology, Inc) de geração de ondas sonoras por propagação de ar-comprimido, hidrofones de recolha e “software” de processamento e análise (instalado sobre servidores IBM); com sistema de “streamer” multi-sensor Seal Digital System e Seal Fluid (do fabricante francês Sercel); e com sistema integrado de navegação de precisão ION Concept Systems ORCA 1.12.1 e de controlo DigiCourse 5010 E e 5011 E (do fabricante norte-americano ION Geophysical Corporation).
O NRP “Figueira da Foz” (P361), construído pela West Sea / Estaleiros Navais de Viana do Castelo, ao serviço da classe “Viana do Castelo” de Navios Patrulha Oceânicos (NPO) da Marinha Portuguesa desde 2013, desloca 1 750 toneladas, com um comprimento de 83,10 metros, um boca de 12,95 metros e um calado de 3,82 metros. Consegue uma velocidade máxima de 21 nós, com um alcance de 4 859 milhas náuticas (a 15 nós). Está armado com uma peça Oto Melara Marlin-WS, de 30 mm, 2 metralhadoras pesadas Browning M2 e 2 metralhadoras médias MG3. Contam com uma guarnição 42 militares (6 oficiais, 9 sargentos, 27 praças). Conta com convés de voo com capacidade para receber um helicóptero Westland Lynx Mk95.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”