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Navio-escola NRP Sagres da Marinha Portuguesa em manutenção e modernização em doca-seca

Detalhes do navio-escola NRP Sagres da Marinha Portuguesa em intervenção planeada de reparação, manutenção e modernização dos principais sistemas de bordo, em doca seca do estaleiro da Naval Rocha S.A. na Rocha do Conde de Óbidos, geo-referenciação 38.70334887976226, -9.159951708716683 , ref. https://maps.app.goo.gl/EREDALHZRTRJEtJ57 , em Lisboa, em Outubro de 2024. Desde 27 de Setembro de 2024 sob comando do Capitão de Fragata José Sousa Luís, a NRP Sagres iniciou esta docagem em Julho de 2024, nos termos do contrato assinado a 21 de Maio de 2024 (processo 3024001159-3007 DCC095), e estará de volta à navegação em inícios de 2025.

 
Fotos editadas por “Espada & Escudo” a partir de vídeo por CIRP – Imagem e Design | Marinha Portuguesa

Entre outras, as tarefas compreendem a lavagem das obras vivas e mortas, acesso Estações de Tratamento de Águas Residuais biológicas (ETAR) no costado e remoção lastro sólido em vários locais, limpeza de tanques de combustível, decapagem de obras vivas, substituição de aço no costado e tanques. No projecto está ainda compreendido o tratamento de superfície ao pavimento e anteparas da coberta de cabos, a modernização do quadro eléctrico principal e a instalação de três novos grupos eletrogéneos, implementação de sistema de télegrafos de ordens, circuito de vigilância CCTV, substituição sistema de extinção incêndios dos espaços de máquinas, bem como, entre outras, a manutenção preventiva à motorização e a instalação de duas ETAR de Águas Vivas (AV) e Águas Residuais (AR).

 
 

O NRP Sagres é um grande veleiro, deslocando 1 893 toneladas, com um comprimento de 89 metros, uma boca de 12 metros e um calado de 5,5 metros. Dotado de casco em aço (chapas de 10mm) com dez anteparas estanques dispondo quatro destas de seis portas estanques hidráulicas, conta com 3 mastros redondos de 46,2 metros a 39,4 metros de altura. Alcança uma velocidade, à vela, de 16,5 nós ou, mecânica, de 8 nós.

Tendo como missão a instrução de cadetes da Escola Naval, que virão a ser os futuros oficiais da Marinha Portuguesa, e a representação de Portugal e da Marinha portuguesa, funcionando como embaixada itinerante, tem uma guarnição de 9 oficiais, 15 sargentos e 103 praças, e até 63 cadetes. Foi construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, em Hamburgo, na Alemanha, tendo sido lançado à água em 30 de Outubro de 1937 com o nome de Albert Leo Schlageter. No final da 2.ª Guerra Mundial o mesmo foi designado como parte dos despojos de guerra a atribuídos aos Estados Unidos mas acabou cedido por estes à Marinha do Brasil, junto da qual, em 1961, teria lugar a aquisição pela Marinha Portuguesa, entrando ao serviço da mesma a 30 de Janeiro de 1962. Completou este ano 87 anos, 62 dos quais ao serviço da República de Portugal.

 
 

A Marinha Portuguesa conta actualmente com 4 veleiros ao seu serviço: NRP Sagres, NRP Creoula, NRP Polar e NRP Zarco, desempenhando as funções de Navios-escola e Navios de Treino de Mar.


Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

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