Quantcast
 
 

Navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa parte em missão para a costa ocidental de África

Lisboa, Portugal
21 de Agosto de 2024

 

Largada da Base Naval de Lisboa (ao fundo, à esquerda na foto) do NRP “Viana do Castelo”, navio patrulha oceânico com o número de amura P360 da Marinha Portuguesa, iniciando a participação na missão “Iniciativa Mar Aberto 2024”, a 21 de Agosto de 2024, e a que estará afecto ao longo dos próximos 4 meses.

 
 
Navio da Marinha Portuguesa larga para missão em África

A “Iniciativa Mar Aberto” realiza-se com sucessivas missões, desde 2008, envolvendo a presença regular de meios navais da Marinha Portuguesa em acções de cooperação no domínio da defesa e da segurança marítima junto das nações parceiras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia (PMC–UE), como especial foco na região da Costa Ocidental Africana e do Golfo da Guiné. Em 2023, o NRP “Arpão” (S161), submarino da classe “Tridente” da Marinha Portuguesa, sob comando do capitão-de-fragata Taveira Pinto, esteve 120 dias em missão no âmbito desta iniciativa.

Sob comando do Capitão-de-fragata Ricardo José Sá Granja, liderando uma guarnição de 57 elementos, esta navio patrulha oceânico conta nesta missão com uma equipa de segurança de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa operadora de sistemas aéreos não tripulados (vulgo “drones”). Nos 4 meses de missão está prevista a visita a 10 países, incluindo todos os de língua oficial portuguesa da costa ocidental africana.

 
 

O NRP “Viana do Castelo” (P360) desloca 1 750 toneladas, tem um comprimento de 83,10 metros, um boca de 12,95 metros e um calado de 3,82 metros. Consegue alcançar uma velocidade máxima de 21 nós, com um alcance de 4 859 milhas náuticas (a 15 nós). Está armado com uma peça Oto Melara Marlin-WS, de 30 mm, 2 metralhadoras pesadas Browning M2 e 2 metralhadoras médias MG3. Conta com uma guarnição base de 42 militares (6 oficiais, 9 sargentos, 27 praças). Conta com “deck” com capacidade para receber um helicóptero Westland Lynx Mk95. A classe “Viana do Castelo” conta com 4 navios ao serviço (números de amura 360 a 363), construídos pela West Sea / Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e classificados em duas séries.

Foto via Marinha Portuguesa
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não