Quantcast
 
 

“Ninguém investiu no SNS como o PS! Não vale a pena tentarem reescrever a história”

O cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Braga, José Luís Carneiro, visitou hoje os Hospitais de Barcelos e de Guimarães acompanhado pelos também candidatos Palmira Maciel, Pedro Sousa, Nuno Martins, Pedro Costa e Anabela Alves.

 

Estas visitas permitiram constatar os investimentos já feitos, o estado atual da saúde no distrito e apontar ao futuro.

 
 

Ao longo dos últimos 8 anos, os governos do PS deram um novo impulso ao SNS, reforçando as suas valências e criando as bases orçamentais para a sua resiliência e sustentabilidade. Entre 2015 e 2024 o orçamento do SNS aumentou em mais de 5,6 mil milhões, contando hoje com cerca de 150 mil profissionais, mais 25% do que há oito anos.

“O nosso programa é claro. Nós defendemos como prioridade o investimento no Serviço Nacional de Saúde, na dimensão pública do SNS, mas defendemos também a complementaridade deste com o Setor Social, nomeadamente as Misericórdias e as IPSS, e também com o setor privado”. Quanto à PPP Braga, José Luís Carneiro afirmou veemente que “Foi o parceiro do Estado que entendeu não renovar a parceria. Esse parceiro exigia mais recursos financeiros e, na avaliação custo-benefício feita pelo Estado, chegou-se à conclusão que essas exigências não eram comportáveis. Não quero com isto dizer que, no futuro, o titular da pasta não possa reavaliar e decidir renovar uma parceria dessa natureza. Mas reitero que não foi o Estado que não quis renovar”.

 
 

Sobre a atual resposta do SNS, o cabeça de lista do PS explicou que “Neste momento temos em curso um conjunto de parcerias muito amplas com o Setor Social para os exames de diagnóstico, para as consultas e para as cirurgias, sobretudo, de ambulatório. Essa resposta já existe e poderá ser reforçada. A relação com os privados já existe e é para manter” e indicou as prioridades do Plano de Ação para Portugal Inteiro “as nossas prioridades para o SNS são claras. Queremos melhorar os cuidados primários de saúde incluindo a medicina dentária, a oftalmologia, a nutrição e psicologia. A melhoria destas respostas vai aliviar a sobrecarga dos hospitais”.

José Luís Carneiro falou das visitas feitas, nomeadamente ao hospital de Barcelos “O programa funcional de 2009, fruto da crise financeira à época, estagnou. Foi preciso recuperá-lo e adaptá-lo à realidade demográfica, reforçar a valência de cirurgia de ambulatório e fechar o programa. O que se pretende agora é avançar para o projeto e para o concurso público para a obra. No entanto, neste momento, estão já a ser investidos doze milhões de euros na melhoria e qualificação da resposta do atual hospital e da unidade local de saúde. Construir um hospital demorará bastante tempo e por isso é fundamental este investimento que qualifica a resposta atual”.

 

José Luís Carneiro e a comitiva socialista estiveram também no Hospital de Guimarães para visitar a ampliação das urgências, um investimento de cerca de 4M€ com financiamento do PT Norte 2020, e verificar a aposta na saúde mental, com um investimento de cerca de 2,7M€, com financiamento do programa CARNMI, para melhoria do Ambulatório e Ampliação do Internamento.

No final das visitas, referiu ainda “estão em curso projetos para ampliar a capacidade do hospital de Braga, em articulação com o futuro novo hospital de Barcelos. Temos também no distrito um novo Centro de Saúde, o de Vieira do Minho, edificado de raiz, que contou com 990 mil euros de financiamento europeu através do Programa Operacional Norte 2020”.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não