“Ninguém investiu no SNS como o PS! Não vale a pena tentarem reescrever a história”
O cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Braga, José Luís Carneiro, visitou hoje os Hospitais de Barcelos e de Guimarães acompanhado pelos também candidatos Palmira Maciel, Pedro Sousa, Nuno Martins, Pedro Costa e Anabela Alves.
Estas visitas permitiram constatar os investimentos já feitos, o estado atual da saúde no distrito e apontar ao futuro.
Ao longo dos últimos 8 anos, os governos do PS deram um novo impulso ao SNS, reforçando as suas valências e criando as bases orçamentais para a sua resiliência e sustentabilidade. Entre 2015 e 2024 o orçamento do SNS aumentou em mais de 5,6 mil milhões, contando hoje com cerca de 150 mil profissionais, mais 25% do que há oito anos.
“O nosso programa é claro. Nós defendemos como prioridade o investimento no Serviço Nacional de Saúde, na dimensão pública do SNS, mas defendemos também a complementaridade deste com o Setor Social, nomeadamente as Misericórdias e as IPSS, e também com o setor privado”. Quanto à PPP Braga, José Luís Carneiro afirmou veemente que “Foi o parceiro do Estado que entendeu não renovar a parceria. Esse parceiro exigia mais recursos financeiros e, na avaliação custo-benefício feita pelo Estado, chegou-se à conclusão que essas exigências não eram comportáveis. Não quero com isto dizer que, no futuro, o titular da pasta não possa reavaliar e decidir renovar uma parceria dessa natureza. Mas reitero que não foi o Estado que não quis renovar”.
Sobre a atual resposta do SNS, o cabeça de lista do PS explicou que “Neste momento temos em curso um conjunto de parcerias muito amplas com o Setor Social para os exames de diagnóstico, para as consultas e para as cirurgias, sobretudo, de ambulatório. Essa resposta já existe e poderá ser reforçada. A relação com os privados já existe e é para manter” e indicou as prioridades do Plano de Ação para Portugal Inteiro “as nossas prioridades para o SNS são claras. Queremos melhorar os cuidados primários de saúde incluindo a medicina dentária, a oftalmologia, a nutrição e psicologia. A melhoria destas respostas vai aliviar a sobrecarga dos hospitais”.
José Luís Carneiro falou das visitas feitas, nomeadamente ao hospital de Barcelos “O programa funcional de 2009, fruto da crise financeira à época, estagnou. Foi preciso recuperá-lo e adaptá-lo à realidade demográfica, reforçar a valência de cirurgia de ambulatório e fechar o programa. O que se pretende agora é avançar para o projeto e para o concurso público para a obra. No entanto, neste momento, estão já a ser investidos doze milhões de euros na melhoria e qualificação da resposta do atual hospital e da unidade local de saúde. Construir um hospital demorará bastante tempo e por isso é fundamental este investimento que qualifica a resposta atual”.
José Luís Carneiro e a comitiva socialista estiveram também no Hospital de Guimarães para visitar a ampliação das urgências, um investimento de cerca de 4M€ com financiamento do PT Norte 2020, e verificar a aposta na saúde mental, com um investimento de cerca de 2,7M€, com financiamento do programa CARNMI, para melhoria do Ambulatório e Ampliação do Internamento.
No final das visitas, referiu ainda “estão em curso projetos para ampliar a capacidade do hospital de Braga, em articulação com o futuro novo hospital de Barcelos. Temos também no distrito um novo Centro de Saúde, o de Vieira do Minho, edificado de raiz, que contou com 990 mil euros de financiamento europeu através do Programa Operacional Norte 2020”.