Nova Central híbrida de Pisões encontra-se em consulta pública
O projeto da EDP – Gestão da Produção de Energia para a central híbrida de Pisões, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, entrou em consulta pública até 7 de maio no Portal Participa.
O projeto da Central Solar Eólica de Pisões, com uma potência instalada de 89,3 MVA, será composto duas centrais principais de produção, nomeadamente uma central solar, repartida por três núcleos solares (NS), e uma central eólica, com 5 aerogeradores.
A central solar será fundamentalmente formada por painéis solares, inversores e centros de transformação, cuja produção elétrica será coletada na subestação da Central Hidroelétrica do Alto Rabagão.
A central será integralmente vedada e acedida por caminhos existentes, que serão melhorados e será repartida por três núcleos de pequena dimensão: o NS de Cruzeiro, o NS de Irboselo e NS de Perdizela.
A central eólica será composta por 5 aerogeradores e a rede interna de distribuição de eletricidade, que será enterrada e que acompanha os caminhos a construir e a melhorar.
A obra terá uma duração de 19 meses, e vai empregar 150 trabalhadores no período de maior atividade e representa um investimento de 56 milhões de euros e terá uma vida útil de 35 anos, “após os quais será reavaliada a possibilidade de continuação de produção de energia” segundo os documentos presentes no Portal Participa..
Este projeto produzirá anualmente mais de 157 GWh, permitindo uma redução anual de mais de 25 toneladas de dióxido de carbono.
A central solar encontra-se no concelho de Montalegre, na Vila da Ponte e na União das Freguesias de Viade de Baixo e Fervidelas, e a central eólica a encontrar-se no concelho de Boticas na freguesia de Alturas do Barroso e Cerdedo, ambas no distrito de Vila Real.