Novo posto de transformação reforça rede elétricano sul do concelho de Vila Verde
Investimento da E-Redes reforça serviço para Cabanelas, Prado e Oleiros
Um novo posto de transformação (PTD) vai reforçar a rede de energia elétrica nas freguesias de Cabanelas, Vila de Prado e Oleiros, no concelho da Vila Verde. O investimento da E-Redes, no âmbito de um processo de cooperação com o Município, garante a disponibilidade de potência para satisfação de novas solicitações de energia elétrica na zona.
Assinalando a entrada em funcionamento da infraestrutura elétrica, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, sublinhou a importância do PTD para melhorar a capacidade de resposta às necessidades do serviço por parte de famílias e empresas, tendo também em conta os “pedidos de reforço e de implantação de novos investimentos”.
Conforme informação da E-Redes, empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, novo posto de transformação tem uma potência de 250 kVA e ramal de Média Tensão (MT) de 300 metros de comprimento.
A entrada em funcionamento do PTD – situado na Rua dos Carvalhinhos, na freguesia de Cabanelas – contou ainda com a presença de Miguel Pinto e Joaquim Cerqueira, representantes da E-Redes, e do vereador, Patrício Araújo, , assim como no presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos.
A rede de baixa tensão (BT) na zona, que compreende os limites das freguesias Cabanelas, Prado e Oleiros, foi reforçada numa extensão aproximada de 50 metros, assegurando capacidade para numa melhor gestão da rede.
As obras, que representaram um investimento de cerca de 25 mil euros, vão reforçar a qualidade de serviço na zona, dotar a rede de maior capacidade e resiliência. Para a E-REDES, esta obra enquadra-se na política de otimização da qualidade de serviço e eficiência energética, resultado de compromissos que a empresa assumiu com o Município de Vila Verde e que incluem investimentos noutras zonas do concelho com necessidade de reforço da rede.