O CONTE contribui para o prestígio cultural da Póvoa de Lanhoso
Presidente povoense reforça o valor das parcerias do a Federação de Teatro e com o INATEL
O Theatro Club é o local mais consensual e emblemático para todas as ações relacionadas com o Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho. Assim, foi neste espaço, do qual o CONTE já é indissociável, que decorreu na manhã de hoje a conferência de imprensa para a apresentação desta edição, que será a vigésima deste Concurso.
O responsável máximo da autarquia, Frederico Castro; a Vereadora da Cultura, Fátima Moreira; o Presidente da Federação Portuguesa de Teatro, Valdemar Mota; e o representante do Departamento Cultural do INATEL, Raul Fernandes; apresentaram o programa deste ano, cujo começo está marcado para o dia 1 de Fevereiro, com a peça (COM)PARTILHA dos Plebeus Avintenses.
Valdemar Mota abriu o leque das intervenções referindo a dificuldade em escolher, entre as 16 peças apresentadas, as 9 que seriam e foram escolhidas para se submeterem a escrutínio.
“A diversidade dos temas, de autores clássicos e contemporâneos, aos géneros, dificultou a decisão e irá proporcionar uma panóplia de espetáculos! Esta panóplia irá fazer jus ao número redondo que assinalamos este ano!”
Raul Fernandes, em nome do INATEL, referiu os onze anos de parceria na organização deste concurso, juntamente com a autarquia e a Federação de Teatro.
Sublinhou os números redondos que também a Fundação INATEL festeja com o seu 90.º aniversário e a vontade de continuar a fortalecer os laços com as localidades onde estas iniciativas acontecem, como é o caso da Póvoa de Lanhoso. “A ligação ao teatro e a promoção do teatro, na Fundação Inatel, datam de 1935 e este é um compromisso ao qual queremos continuar ligados. A atribuição do Prémio Prestígio é da maior importância para a Fundação.”
A parceria com a FPTA e com a INATEL foi destacada pelo Presidente da Câmara Municipal povoense, que acentuou a relevância deste “caminho conjunto que estas três entidades parceiras têm vindo a trilhar ao longo dos últimos anos. Temos a ambição de fazer em cada ano melhor, de criar as condições para que os espetáculos e o CONTE, como um todo, se continue a afirmar e continue a contribuir para o prestígio cultural desta terra”.
Avançou, fazendo referência ao “regresso da Fundação INATEL, há poucos anos, a esta parceria, que tem sido frutífera e que se deve consolidar e reforçar, independentemente dos protagonistas. Todos temos a ganhar, inclusive com a oferta cultural que nós conseguimos colocar à disposição das pessoas desta terra e também ganham aqueles que são integrados, como o Grupo Cénico, que tem para nós um papel muito importante e central.”
Frederico Castro quis reafirmar o trabalho que é feito todos os anos, no que diz respeito ao CONTE e afirmou sentir o “peso da responsabilidade adicional desde que associámos o nome de Ruy de Carvalho a este concurso, este grande nome do panorama cultural e teatral.”
Os números totalizados em vinte anos de CONTE expressam a qualidade e o valor deste evento: foram mais de 200 espetáculos, mais de 1000 prémios nominais e de grupo atribuídos, mais de 2000 atores e atrizes que passaram pelo palco e mais de 20 000 espetadores. “Estes números são para nós sinónimo de orgulho e da imagem que nós conseguimos passar da Póvoa de Lanhoso para o exterior.” Frederico Castro concluiu, garantindo que é possível, apesar de a Póvoa de Lanhoso não ser um centro urbano, “ter uma oferta cultural, apresentada de forma consistente ao longo dos anos e que continua a fazer esse caminho com parceiros de excelência.”
No ano em que se comemoram os 20 anos da realização do CONTE e se assinalam os 120 anos do Theatro Club, os motivos de festa e de orgulho são redobrados.
A Póvoa de Lanhoso continua empenhada em se destacar e validar como referência do teatro associativo, no país. Também o laço que une Ruy de Carvalho à Póvoa de Lanhoso e ao CONTE, é reflexo deste dinamismo teatral.
Outro momento a registar foi a assinatura de um protocolo de colaboração com a FPTA e a INATEL, que define os diferentes compromissos de cada uma das entidades.
No final desta Conferência foi ainda apresentado o XXIII Fórum Permanente de Teatro que se realiza de 24 a 26 de Janeiro na Póvoa de Lanhoso, organizado pela FPTA com a colaboração da Câmara Municipal e do Grupo Cénico Povoense.