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Observatório para valorizar a educação em Portugal lançado na UMinho

A Universidade do Minho (UMinho) vai lançar hoje, sábado, 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, o portal “Nem1SemProfessor” (www.nem1semprofessor.com), um observatório digital dedicado a reunir e divulgar iniciativas que promovam a valorização da educação e dos professores em Portugal. O projeto faz parte da tese de doutoramento da investigadora Aline Veroneze, apoiado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da UMinho, bem como pelo Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias da Universidade Lusófona.

 

O “Nem1SemProfessor”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, surge como resposta à necessidade de organizar informações sobre projetos que apoiam os docentes e melhorar a representação social da profissão. A doutoranda da UMinho explica que, “apesar de a sociedade portuguesa valorizar a educação, muitas iniciativas ainda são pouco conhecidas pelos próprios professores e escolas”. Assim, realça Aline Veroneze “o objetivo do projeto é encurtar estas distâncias, promovendo uma comunicação mais eficiente entre educadores, instituições e a sociedade em geral”.

 
 

O portal oferece uma série de funcionalidades, como entrevistas com especialistas sobre os desafios e oportunidades no setor educativo. Reúne ainda uma galeria de iniciativas inovadoras desenvolvidas por instituições que apoiam a docência em Portugal, além de conter um repositório de recursos onde serão compilados materiais didáticos e referências de plataformas colaborativas para apoiar a formação contínua dos professores. O portal conta ainda com a área “Espaço do Professor”, dedicada a entrevistas com docentes que estão a promover impactos positivos nas suas comunidades escolares.

Segunda fase do projeto prevista para janeiro de 2025

 
 

A segunda fase contará com uma ação coordenada que acontecerá ao longo da semana em que se celebra o Dia Internacional da Educação e estão previstas ações com parceiros e instituições de forma a ampliar a mensagem de valorização do ensino e dos professores em Portugal. Essa campanha irá decorrer nas redes sociais dos envolvidos. A investigadora frisa que “um movimento organizado pode gerar uma emergência no sistema e alcançar até mesmo jovens que não seguem conteúdos relacionados à profissão docente”.

O Observatório “Nem1SemProfessor” faz parte da investigação-ação “Nas Redes pela Educação: Comunicação Estratégica a Serviço da Cidadania”, orientada por Luís Miguel Loureiro, professor do Departamento de Ciências da Comunicação do ICS e investigador do CECS, e coorientada por Alexandra Figueira, docente da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto.

 

O objetivo desta plataforma é utilizar a comunicação estratégica para construir narrativas positivas em torno da profissão docente e fomentar parcerias que promovam a melhoria do ensino em Portugal.

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