Operações especiais portuguesas treinam saltos de infiltração a partir de Antonov An-2 romeno a 140 km da fronteira com a Ucrânia
Militares portugueses da 7.ª Força Nacional Destacada de Operações Especiais na Roménia (7.ª FND OEsp/ROU) e das Forças de Operações Especiais da Roménia em treinos de salto de paraquedas, de abertura automática, em contexto de infiltração aérea em cenários de alta intensidade, a partir de uma aeronave civil Antonov An-2 do “Aeroclubul României”, a operar a partir do aeródromo Mureșeni, em Târgu Mureș, geo-referenciação 46.533526072600885, 24.52980412961102 , ref. https://maps.app.goo.gl/u6KGqasr8QcCZWgD7, Transilvânia, no Centro-Norte da Roménia, a cerca de 140 km da fronteira, a Norte, com a Ucrânia, em Setembro de 2024.
A Unidade Militar “01010” (“Unitatea Militară 01010”), das Forças de Operações Especiais da Roménia, tem a sua base na cidade de Târgu Mureș, em cujas instalações as Operações Especiais portuguesas já antes desenvolveram treinos conjuntos.
O primeiro Antonov An-2 (“Антонов Ан-2”) teve o seu voo de estreia, na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a 31 de Agosto de 1947, tendo sido construídas mais de 18 milhares de unidades. Propulsionado por um motor Shvetsov ASh-62 de 9 cilindros, de 1 010 hp, este biplano tem uma capacidade para até 12 passageiros, com um comprimento de 12,4 metros, uma envergadura de asa superior de 18,2 metros e 14,2 metros na inferior, com um peso em vazio de 3,3 toneladas e um peso máximo na descolagem de 5,4 toneladas. Sustenta uma velocidade máxima de 258 km/h (em cruzeiro de 190 km/h) com um alcance de 845 km. Com uma arquitectura robusta, podendo operar a partir de ambientes hostis com suporte mínimo e a partir de pistas não preparadas, o An-2 é uma aeronave STOL (“Short Takeoff and Landing”), de aterragem e descolagem curtas.
O aeródromo Mureșeni (ICAO LRMS), com origens que remontam a 1916, durante a 1.ª Guerra Mundial, ao serviço do Império Austro-Húngaro, tem uma pista relvada de 855 metros de comprimento por 60 metros de largura, com cabeceiras 05 e 23.
O “Aeroclubul României” (“Aeroclube da Roménia”), com origens a remontar a 1920, é um organismo público, tutelado pelo Ministério dos Transportes da Roménia, com actividades na área da formação e certificação civil nos contextos de aviação a motor, planadores e paraquedismo, operando a partir de 9 aeródromos certificados. Detinha, em início de 2024, entre outras, uma frota de 5 aeronaves Antonov An-2.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”