Os melhores bailarinos nacionais e internacionais passam pelo Famalicão Dança
Os melhores jovens bailarinos do mundo e os melhores bailarinos nacionais em danças latinas e standard vão pisar o palco do Famalicão Dança. A 10ª edição da iniciativa acontece no dia 9 de novembro no Pavilhão Municipal de Famalicão e promete ser uma noite cheia de glamour e coreografias elegantes.
Este ano, a competição inclui o Campeonato do Mundo Juventude nas Dez Danças, prestigiada prova da Federação Mundial de Dança Desportiva (WDSF – World DanceSport Federation), que contará com a participação de 30 pares de jovens bailarinos de 30 nacionalidades, que vão competir nas cinco danças latinas e cinco danças standard.
A competição também vai acolher a 6.ª prova do Circuito Nacional de Dança Desportiva em latinas e standard, atribuída pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva (FPDD), com a participação prevista de 150 pares oriundos de vários pontos do continente e ilhas. Esta vai ser a última prova do circuito da época desportiva, sendo de grande importância para quem pretende integrar a seleção nacional 2025. Nesta prova serão apurados os resultados finais do circuito nacional 2024.
A apresentação da 10.ª edição do Famalicão Dança, iniciativa desportiva que já colocou a cidade de Famalicão no mapa nacional e internacional da dança desportiva, aconteceu esta terça-feira, dia 22, nos Paços do Concelho.
“O Famalicão Dança é um evento que cumpre vários objetivos, desde já, a promoção do nosso território através do desporto, pois projeta Famalicão e, naturalmente, através disso, a nossa economia e o nosso turismo” destaca o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Pedro Oliveira. “Com o profissionalismo e a dedicação da Gindança, em parceria com o Município, o IPDJ e a Federação de Dança Desportiva, acredito que temos todas as condições para que este evento continue a evoluir e tornar esta 10.ª edição um momento memorável para a dança desportiva em Portugal”, acrescenta o autarca.
“O sucesso das edições anteriores tem-nos motivado a continuar a organizar o Famalicão Dança”, refere a presidente da Gindança, Anabela Gomes, que destaca a importância de poderem contar com “grandes e bons parceiros” para continuarem “a dar relevo e destaque à dança desportiva”.
“É um orgulho para a federação estar aqui [em Famalicão] pela décima vez, com uma prova de título tão importante”, comenta a presidente da Federação Portuguesa de Dança Desportiva, Marina Rodrigues, que também marcou presença na apresentação da prova. A representante da federação destacou ainda que a atribuição da organização da prova internacional à associação famalicense nada mais é do que “um reconhecimento do seu valor” em termos de capacidade de organização e experiência.