P-3 “Orion” da Força Aérea Portuguesa acompanha navio de investigação científica da Federação Russa a operar em padrão de pesquisa
O navio de investigação científica “Akademik Ioffe”, “Академик Иоффе” (IMO: 8507731), da Frota Atlântica do Instituto Shirshov de Oceanografia (“Институт Океанологии Им. П.п. Ширшова”), parte da Academia Russa de Ciências (“Российской Академии Наук”), navegando a cerca de 380 milhas náuticas a Noroeste de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores), a 4 de Novembro de 2024, acompanhado por aeronave P-3C CUP+ “Orion” (14809, 497C99) da Força Aérea Portuguesa (FAP). No detalhe da foto é possível ver, à ré, o cabo de reboque do que será, provavelmente, a operação do seu sonar rebocado. A acção decorre fora da Zona Económica Exclusiva da República Portuguesa.
O P-3C CUP+ “Orion” (14809, 497C99) da Esquadra 601 – “Lobos” da FAP afecto a esta missão, onde operou com o “callsign” ORION01, descolou da Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, pelas 10:55 UTC, alcançando, a 670 milhas náuticas de distância, a posição do “Akademik Ioffe” cerca das 13:00 UTC. Acompanhando o mesmo durante cerca de 1 hora, regressaria à BA11, onde aterraria pelas 16:05 UTC.
O “Akademik Ioffe”, em linha com o realizado em 3 de Agosto de 2024 pelo “Akademik Nikolay Strakhov” (“Академик Николай Страхов”), IMO 8211174, e identicamente acompanhado pela FAP, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/08/navio-de-investigacao-cientifica-da.html , está aqui a seguir um percurso de varrimento da depressão oceânica “King’s Trough” (com cerca de 225 milhas náuticas / 420 km de comprimento e uma profundidade central na ordem dos 4 500 metros).
O “Akademik Ioffe” largou pelas 20:37 UTC de 20 de Outubro de 2024, de Kaliningrad, na Federação Russa, no Mar Báltico, e navega actualmente, pelas 20:41 UTC de 7 de Novembro de 2024, com rumo 203.0° (S/SW), a 9.7. nós, a cerca de 65 milhas náuticas a Sudoeste de Ponta Delgada (São Miguel, Açores). Indica ter como destino o Porto de Recife, no Brasil.
Construído na Finlândia, em 1988, desloca 6 600 toneladas, com um comprimento de 111 metros, uma boca de 18 metros e um calado de 6 metros. Alcança uma velocidade máxima de 16 nós, com uma tripulação de 43 elementos e podendo transportar 127 passageiros. Está equipado com um conjunto alargado de laboratórios, sondas e sensores, sendo especialmente orientado ao estudo da propagação do som no Oceano, para o qual, tal como o navio irmão “Akademik Sergey Vavilov” (IMO: 8507729), conta, na sua secção central, com um poço vertical inundável (“moon pool”) de 2 metros de diâmetro a partir do qual opera, com recurso a guincho, os seus sensores de transmissão e recepção de som a longa distância. Entre os equipamentos científicos referenciados conta com um sonar Honeywell ELAC (12 kHz, 6 000 metros), dois ADCP (“Acoustic Doppler Current Profiler”) Teledyne Sentinel Workhorse (300 kHz) e um Teledyne RDI (38 kHz), e um “profiler” de fundo oceânico Innomar SES 2000 (400 metros). A Honeywell e a Teledyne são fabricantes norte-americanos e a Innomar um fabricante alemão.
O Lockheed P-3C CUP+ Orion é uma aeronave de Luta Anti-Submarina (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW) e Busca e Salvamento (SAR), tripulada por 11 elementos, com um peso máximo à descolagem de 64,4 toneladas, com 35,6 metros de comprimento, uma altura de 10,3 metros e uma envergadura de 30,4 metros. Propulsionada por quatro motores ALLISON T56-A-14 (com 4 600 hp cada), consegue uma velocidade máxima de 760 km/h, com um tecto de 8 900 metros de altitude, e com uma raio de acção de 3 830 km. O “Orion” pode receber, nos suportes internos e externos, até 9 toneladas de equipamento e armamento (compreendendo torpedos, cargas de profundidade, mísseis, sonobóias, etc).
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”