Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga pode evitar emissão de mais de 600 toneladas de carbono anuais
Cerca de um ano e meio após o início da iniciativa, o PMEB – Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga continua a impulsionar a transição para uma mobilidade mais sustentável, inclusiva e digital do Concelho, contando já com 45 empresas e instituições signatárias de mais de 250 compromissos estabelecidos no pacto.
Com a aquisição de veículos eléctricos, compromisso assumido por 24 das 45 entidades signatárias do PMEB, estima-se que poderá evitar-se a emissão de mais de 600 toneladas de carbono por ano.
Até ao momento, o PMEB impulsionou a circulação na cidade de mais 34 veículos eléctricos, 30 veículos híbridos plug-in e a instalação de 40 tomadas eléctricas para abastecimento de viaturas. Foram ainda criados mais 40 lugares de estacionamento para bicicletas, incentivando ao uso do transporte próprio para deslocações casa-trabalho-casa, e 123 espaços físicos que permitem a realização de reuniões remotas, facilitando o regime híbrido de trabalho.
Só em 2022 somaram-se 50 mil reuniões nesses espaços, possibilitando uma redução das deslocações de 10.500 colaboradores, o que, para além da diminuição do tráfego e da poluição atmosférica, permitiu uma poupança de tempo e o aumento da qualidade de vida dos referidos colaboradores.
Estes números foram avançados hoje, dia 21 de Setembro, no encontro “Empresas mais sustentáveis – Soluções de Mobilidade”. O evento enquadrou-se na Semana Europeia da Mobilidade, tendo contado com a presença de Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga.
“As entidades signatárias do PMEB, que se comprometeram com acções de mobilidade sustentável e inclusiva e que operam nos mais diversos sectores de actividade, são um elemento fundamental para transformar Braga num lugar melhor para viver e trabalhar. A descarbonização é hoje um objectivo concertado de várias entidades e empresas,”, afirmou Olga Pereira.
Empresas apresentam soluções de mobilidade empresarial sustentável
José Gomes Mendes, ex-secretário de estado da mobilidade e ambiente e presidente da Fundação Mestre Casais, foi o orador principal do encontro com a apresentação dedicada ao tema “O contributo das empresas na construção de uma cidade sustentável e inclusiva”.
Dois casos de estudo empresariais de referência na área de logística descarbonizada e de mobility-as-a-service – a DPD Portugal e Arval – estiveram em análise na conversa conduzida por Maria João Coelho, Head of Sustainability Knowledge do BCSD Portugal.
De forma a aproximar o sector empresarial de soluções de mobilidade sustentável, estiveram também presentes no evento várias empresas com demonstrações e informações sobre os produtos e serviços disponíveis no âmbito da mobilidade empresarial sustentável: Volt-E com carregadores para veículos eléctricos; DST Group com plataforma de carsharing; Quokka com serviços de cálculo da pegada de carbono; Daloop com soluções de software para infra-estruturas de carregamento de veículos eléctricos e frotas de veículos; Transportes Urbanos de Braga com soluções de mobilidade personalizadas que disponibilizam ao sector empresarial; KINTO com soluções de aluguer operacional de viaturas; DPD Portugal com soluções de entrega de encomendas; Uber for business com as soluções de mobilidade que disponibilizam ao sector empresarial e PRF com soluções de abastecimento de gás natural e hidrogénio.
Em 2022, o PMEB venceu o Prémio Nacional da Sustentabilidade, em Mobilidade e o evento ´Safari – Empresas pela Mobilidade Sustentável´ venceu o prémio da Semana Europeia da Mobilidade.