Palacete Barão da Trovisqueira inteiramente ao serviço da Cultura

O Palacete Barão da Trovisqueira, edifício emblemático que acolhe o Museu Bernardino Machado desde 2001, encontra-se agora inteiramente ao serviço da Cultura, após acordo estabelecido entre o Município de Vila Nova de Famalicão e o inquilino que se encontrava a usufruir de uma sala do edifício desde data anterior à da aquisição do imóvel por parte da autarquia.

 
museu

Adquirido pela autarquia em 1988, o palacete é um majestoso edifício do século XIX, localizado bem no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, um belo exemplar da arquitetura brasileira dos Torna – Viagem. Acolhe o Museu Bernardino Machado e a Galeria de Arte Contemporânea, Ala da Frente.

 
 

O espaço, que é agora restituído ao usufruto público, é uma sala multifuncional que servirá de apoio aos serviços educativos, realização de conferências, exposições temporárias, entre outros.

Para além desta extensão da área útil do museu, está prevista, em 2022, a realização de trabalhos de conservação e restauro dos azulejos da fachada principal do edifício, assim como a limpeza e tratamento das cantarias em granito. A empreitada resulta de um investimento municipal que permitirá zelar pela segurança e valor patrimonial do histórico edifício.

 
 

O Palacete Barão da Trovisqueira foi mandado construir, em 1857, por José Francisco da Cruz Trovisqueira, emigrante no Brasil. O edifício caracteriza-se pela sua arquitetura civil residencial, neoclássica, tratando-se de um palacete urbano inserido no contexto da chamada «Casa de Brasileiro» e possuindo três pisos. Num destes, encontra-se o espólio doado por descendentes de Bernardino Machado entre 1995 e 2001, e que constitui a coleção museológica instalada de forma permanente no local.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...