Quantcast
 
 

“Pandur” na Serra da Estrela

Viaturas blindadas de rodas Pandur II 8×8 ICV (“Infantry Carrier Vehicle”), do Exército Português, no decurso do exercício “Monte Branco”, na Serra da Estrela, de 6 a 9 de Fevereiro de 2023. O exercício compreendeu a realização de progressão em altitude e sobre terreno com neve, acampamento a céu aberto, progressão com o apoio das viaturas e apeada, transposição de obstáculos de montanha e progressão vertical, e a simulação de uma acção ofensiva sobre um objectivo a 1 600 metros de altitude.

 
Foto Via Exército

Este exercício decorreu no âmbito das actividades de manutenção da prontidão do Agrupamento Mecanizado (AgrMec) da “Very High Readiness Joint Task Force 2022” (VJTF 22), sob a égide da “NATO Response Force” – com vista ao garante dos níveis de resposta para Operações de Dissuasão e Defesa ou de Gestão e Prevenção de Crises no contexto da Aliança.

 
 

Estiveram aqui envolvidos militares das várias subunidades do AgrMec VJTF 22 mobilizadas pelo Regimento de Infantaria N.º 13, em Vila Real; pelo Regimento de Infantaria N.º 14, em Viseu; pelo Regimento de Cavalaria N.º 6, em Braga; e pelo Grupo de Carros de Combate, no Campo Militar de Santa Margarida. Estiveram envolvidos militares de uma Equipa de Instrutores de Técnicas de Montanhismo do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), de Lamego, e uma Equipa de Apoio Sanitário do Centro de Saúde Militar de Coimbra.

Ao serviço do Exército Português desde 2009, a Pandur II 8×8 é uma viatura blindada de rodas, construída pela GDELS-Steyr (Aústria), com um peso de 18 toneladas, uma velocidade máxima de 105 km/h, Com uma guarnição de 1 a 2 elementos, podendo transportar até 10 militares equipados, está armada com uma metralhadora pesada de calibre 12,7mm , ou, em variante, com uma metralhadora de calibre 7,62mm ou um lança-granadas automático de 40mm.

 
 


Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...