Papa Francisco pede respeito pelos idosos de todo o mundo
Na edição de dezembro da iniciativa “O Vídeo do Papa”, realizada pela Rede Mundial de Oração do Papa, Francisco pede respeito e consideração pelos idosos de todas as culturas. O Santo Padre clama pelo cuidado para com os avós e sublinha o papel que estes cumprem na sociedade, como portadores de sabedoria e experiência. Para o Sumo Pontífice, os povos que se esquecem dos idosos não têm futuro, porque perdem a sua memória.
«Tenhamos presentes os nossos idosos, para que, sustentados pelas famílias e instituições, colaborem com a sua sabedoria e experiência para a educação das novas gerações», defende. «As avós e os avôs são a nossa força e a nossa sabedoria», acrescenta.
Francisco entende que «quando uma sociedade perde a memória, está perdida. Não tem raízes». «Aos avós foi confiado transmitir a experiência de vida, a história de uma família, de uma comunidade, de um povo; eles são uma promessa e uma garantia de futuro», atesta.
A população idosa está a crescer a um ritmo que é o mais acelerado dos últimos anos. Em 2016, 8,48% da população mundial tinha mais de 65 anos. Entre os países com maior percentagem de idosos, destacam-se o Japão, com 27%; Itália, com 23%; Portugal e Finlândia, com 21%; seguidos pela Bulgária, Grécia, Letónia e Suécia, com 20%.