Quantcast
 
 

Património da Igreja do Pópulo renasce com o apoio do NORTE 2020

No próximo sábado, 5 de fevereiro, será inaugurada a obra de reabilitação realizada na Igreja do Convento do Pópulo, em Braga. A intervenção foi financiada por fundos europeus, através do NORTE 2020.

 
convento populo
Wikipédia

A sessão, que terá início pelas 16h, será presidida pelo administrador apostólico da Arquidiocese de Braga, D. Jorge Ortiga, e contará com a presença do Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha.

 
 

O projeto “Valorizar a Igreja do Pópulo: reabilitação, conservação e promoção” foi objeto de uma candidatura ao NORTE 2020 e significou um investimento de cerca de 1 milhão de Euros, dos quais 840 mil Euros (85 por cento) são de fundos europeus.

Esta igreja, inserida no roteiro do património religioso de Braga, é um símbolo da arquitetura religiosa da cidade e uma das igrejas mais visitadas diariamente, devido ao seu elevado interesse turístico.

 
 

O edifício apresentava, antes da intervenção, severas condições de conservação, sobretudo ao nível das coberturas, torres, fachadas, pisos, tetos, caixilharia, balaustrada do coro alto e caixa do órgão.

A construção do templo foi iniciada em 1596 mas prolongou-se até ao século XIX. Com a extinção das ordens religiosas masculinas (1834), o conjunto transitou para as mãos do Estado, tendo as dependências do convento, a partir de 1841, passado a acolher um Regimento de Infantaria. Desde 1996, as dependências do convento albergam alguns dos serviços da Câmara Municipal de Braga.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não