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Patrulha Oceânico da Marinha Portuguesa acompanha navio da Academia Russa de Ciências

Navio de investigação “Akademik Mstislav Keldysh”, “Академик Мстислав Келдыш” (IMO:7811018), da Frota Atlântica do Instituto Shirshov de Oceanografia (“Институт Океанологии Им. П.п. Ширшова”), parte da Academia Russa de Ciências (“Российской Академии Наук”), acompanhado na Zona Económica Exclusiva de Portugal continental pelo NRP “Viana do Castelo”, número de amura P360, navio patrulha oceânico da classe “Viana do Castelo” da Marinha Portuguesa, comandando pelo capitão-de-fragata Ricardo José Sá Granja, a 15 de Fevereiro de 2024.

 
Marinha acompanha navio russo na costa portuguesa / Foto via Marinha Portuguesa

O navio da Academia Russa de Ciências, largou de Murmansk, no Noroeste da Federação Russa, a 9 de Dezembro de 2023 e foi referenciado a entrar na Zona Económica Exclusiva da Noruega a 10 de Dezembro de 2023. Proveniente do Atlântico Sul, onde desde finais de Janeiro de 2024 operava a cerca de 700 milhas náuticas da foz do Amazonas, no Nordeste do Brasil, assinalava como destino, a 14 de Fevereiro de 2024, o porto báltico de Kaliningrad (“Калининград”), na Federação Russa. Na madrugada do dia 16 de Fevereiro de 2024 navegava ao largo de Vigo, Galiza, Espanha, a cerca de 10 nós com rumo 32, N/NE.

 
 

O “Akademik Mstislav Keldysh” é conhecido historicamente, desde 1987, como o navio de apoio aos submersíveis Mir, tendo participado com os mesmos nas expedições no Atlântico Norte aos destroços afundados do paquete britânico Titanic (a 3 800 metros de profundidade) e do couraçado alemão Bismarck (a 4 800 metros profundidade), lideradas pelo cineasta e explorador canadiano James Cameron. Os dois submersíveis Mir (Мир, “Paz Mundial”), Mir-1 e Mir-2, capazes de alcançar os 6 000 metros de profundidade, com uma guarnição de 3 elementos, estiveram ao serviço de 1987 a 2017.

Esta navio de investigação, construído na Finlândia e ao serviço desde 1981, desloca 6 240 toneladas, com 122 metros de comprimento, 18 metros de boca e 6 metros de calado. Tem uma velocidade máxima de 12,5 nós (em cruzeiro, 10,5 nós), com um alcance operacional de 20 000 km. Tem uma guarnição base de 53 elementos, podendo receber 47 especialistas de equipa cientifica e 25 elementos de equipa técnica. Pode receber um conjunto alargado de laboratórios, sondas e sensores, de análise hidrofísica, hidroquímica, biológica e geoquímica.

 
 

O NRP “Viana do Castelo” (P360) desloca 1 750 toneladas, tem um comprimento de 83,10 metros, um boca de 12,95 metros e um calado de 3,82 metros. Consegue alcançar uma velocidade máxima de 21 nós, com um alcance de 4 859 milhas náuticas (a 15 nós). Está armado com uma peça Oto Melara Marlin-WS, de 30 mm, 2 metralhadoras pesadas Browning M2 e 2 metralhadoras médias MG3. Conta com uma guarnição base de 42 militares (6 oficiais, 9 sargentos, 27 praças). Conta com “deck” com capacidade para receber um helicóptero Westland Lynx Mk95. A classe “Viana do Castelo” tem actualmente 4 navios ao serviço (números de amura 360 a 363), construídos pela West Sea / Estaleiros Navais de Viana do Castelo.


Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

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