Plantação da ‘Árvore da Esperança’ assinalou início da primavera em Cabeceiras de Basto
Cabeceiras de Basto celebrou ontem, dia 21 de março, o Dia Mundial da Árvore com a plantação de árvores autóctones nos estabelecimentos de ensino do concelho e no Parque Urbano da vila, mas também no Centro de Educação Ambiental com a realização do peddy-paper ‘Vem conhecer a nossa fauna e flora’.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, vereadores, presidentes e representantes das Juntas de Freguesia, acompanharam as várias atividades constantes do programa comemorativo do Dia da Árvore, cujas iniciativas decorreram ao longo desta segunda-feira.
Em todas as escolas de ensino público foi plantada uma oliveira – ‘Árvore da Esperança’ – como símbolo de esperança num futuro mais próspero, após dois anos da pandemia provocada pela Covid-19. A plantação representou, também, uma manifestação de solidariedade para com o povo ucraniano, tendo em conta o momento de guerra que está
a atravessar.
Na Escola da Ferreirinha, em Cavez, o Clube dos Javaleiros cantou uma música alusiva à comemoração do Dia da Árvore. Esta ‘Canção da Natureza’ convida “todos a amar a natureza”.
Cerca de 100 alunos do 1º ciclo participaram também no peddy-paper ‘Vem conhecer a nossa fauna e flora’ que decorreu no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros.
No Parque Urbano, no centro da vila, a Câmara Municipal promoveu a plantação de espécies autóctones como medronheiros, oliveiras e lódãos mas também árvores de codornos, de maças pipo de Basto e de maçã verdeal que foram apadrinhadas pelo movimento associativo. Associaram-se, também, a esta atividade o ICNF e os Conselhos
Diretivos de Baldios.
Cerca de 50 crianças do ensino pré-escolar participaram numa atividade de expressão plástica, através da decoração de uma árvore com material reutilizável.
O programa comemorativo do Dia Mundial da Árvore, que teve como mote a sensibilização da comunidade para a sustentabilidade ambiental, pretendeu, de igual modo, chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente, bem como para a plantação de espécies autóctones.