Podas e enxertias em Vieira do Minho | Sessões Práticas
A Casa do Capitão-Mor em Ruivães acolheu no dia 17 de março a sessão prática de podas e enxertias, inserida no Programa Sentir Vieira.
A edição deste ano voltou a contar com a presença de Augusto Assunção, técnico da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, que uma vez mais partilhou com todos os presentes as mais diversas técnicas sobre poda e enxertia.
Os participantes tiveram oportunidade de conhecer as bases para a propagação de árvores através das técnicas de enxertia e estacaria.
O técnico da Direção Regional vincou, ainda, que a escolha do local, o tipo de árvore e clima, a época, os objetivos de produção e rentabilidade, a qualidade do fruto a desejar, os trabalhos de manutenção,os materiais para a propagação são alguns dos fatores que devem ser tidos em conta para o sucesso da enxertia.
O presidente do Município, António Cardoso, também esteve presente na iniciativa, que foi realizada pelo quinto ano consecutivo, e destacou que “ano após ano, esta tem-se afirmado não só entre a comunidade vieirense, como também tem constituído fator de atratividade, dado o número crescente de turistas que procuram a atividade”.
O autarca considerou, ainda, que ” a aposta neste tipo de programas tem por objetivo promover a cultura, a gastronomia, manter vivas as tradições locais, valorizar a terra e a agricultura do concelho”.
Para além da aprendizagem obtida, os participantes conviveram entre si, enquanto apreciavam vinhos da região e degustavam algumas das iguarias. A sessão foi animada pelo Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior.