Politécnico de Viana do Castelo reflete sobre o papel da mulher no Turismo
As Jornadas de Turismo, organizadas pelo curso de Licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), decorrem nos próximos dias 31 de maio e 1 de junho. O papel da mulher no turismo será o tema central deste encontro, que conta com a presença do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, na sessão de abertura.
Novos públicos, novas carreiras, liderança e empreendedorismo e mudanças e novos desafios são as temáticas que vão ser abordadas durante dois dias na ESTG-IPVC por especialistas, empresários, municípios, docentes e alunos.
“O Turismo tem sido apontado como um dos setores económicos mais relevantes no desenvolvimento económico, social e cultural. Os dados estatísticos confirmam essa capacidade, o que vem aumentar a responsabilidade do setor perante a sociedade”, começa por referir a coordenadora do curso de Turismo da ESTG-IPVC. Goretti Silva realça que apesar de se pautar “por ser pioneiro em áreas como a acessibilidade, a eficiência energética, a segurança alimentar, o Turismo não tem estado imune às críticas sobre uma sociedade onde continua a verificar-se a excessiva predominância do género masculino”. A coordenadora do curso destaca aqui as posições de liderança, a desigualdade nos salários, o preconceito nas ocupações laborais, entre outros temas que se considera serem hoje fundamentais, especialmente ao nível dos estabelecimentos de ensino.
Considera-se, por isso “ser oportuno” refletir sobre o tema. Com o desígnio “Mulheres: do not disturb?” realiza-se mais uma edição das Jornadas de Turismo. “Falaremos sobre a mulher enquanto turista, decisora de viagem, ocupante de profissões por norma associadas ao masculino, empreendedora, líder, procurando trocar ideias, combater preconceitos, melhorar o ensino”, revela ainda Goretti Silva.
Empresários, associações e instituições de ensino superior juntam-se para abordar o papel da mulher
A sessão de abertura das Jornadas de Turismo está marcada para as 9h45 do dia 31 de maio com a participação do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, da coordenadora do curso em Licenciatura de Turismo, Goretti Silva, sendo que a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, vai enviar um vídeo.
No painel da manhã, dedicado aos “Novos públicos”, vão marcar presença responsáveis de hotéis e agências de viagens, sendo que um grupo de alunos vai apresentar o trabalho sobre “A mulher turista”.
Já da parte da tarde, a temática “Novas carreiras” vai juntar empresários, associações e instituições de ensino superior ligados ao turismo.
Para o dia 1 de junho, às 9h55 horas, o debate sobre “Liderança e empreendedorismo” vai reunir à mesma mesa empresários, piloto de avião, responsáveis de hotéis e municípios. O grupo de alunos, que venceu recentemente o Concurso de Ideias do Hotel 4.0, realizado no âmbito do Hotel 4.0 Portugal Summit, evento organizado pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (ARHESP), vai dar a conhecer o Hospitality Box.
Já da parte da tarde, a partir das 14h30, “Mudanças e novos desafios” é a temática em discussão, onde vão ser apresentados vários projetos na área do turismo.
A sessão de encerramento das Jornadas de Turismo começa às 17 horas e conta com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, a vereadora da Coesão Social e Juventude da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges, o diretor da ESTG-IPVC, Pedro Moreira, e a coordenadora do Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento, Alexandra Correia.