Portugal prepara projecção de sub-unidade de cinco carros de combate Leopard para grupo de Batalha na Eslováquia
Portugal
26 de Janeiro de 2024
O Grupo de Carros de Combate (GCC), comandado pela tenente-coronel Elisabete Silva, da Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português, iniciou a 26 de Janeiro de 2024 a preparação de um pelotão, composto por 5 carros de combate Leopard 2A6 e um efectivo total de 27 militares, para serem projectados, no início de Julho de 2024, junto no Grupo de Batalha Multinacional da NATO da Eslováquia (NATO “MultiNational BattleGroup Slovakia”, MNBG SVK).
A preparação desta sub-unidade decorrerá no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), em Constância, Santarém, ao longo dos próximos 6 meses, prevendo-se a projecção da força em inícios de Julho de 2024, com uma duração de 6 meses nesse Teatro de Operações. O MNBG SVK está aquartelado em Lešť, Pliešovce, no Centro-Sul da Eslováquia, a cerca de 230 km da fronteira, a Leste, com a Ucrânia.
Esta preparação está dividida em 3 fases: (i) de 26 de Janeiro a 16 de Fevereiro de 2024, com incidência em matérias administrativas, logísticas e de preparação individual; (ii) de 16 de Fevereiro a 31 de Maio de 2024, com incidência em treino face ao contexto da missão; e (iii) até inícios de Julho de 2024, com acções de formação e treino operacional e aprontamento final, compreendendo a edição de 2024 do exercício ORION (o maior exercício anual calendarizado pelo Exército Português).
Sendo um pelotão de carros de combate composto por 4 blindados, acresce aqui, por boa prática, uma unidade adicional (de reserva), num total de 5 unidades a projectar. O efectivo directamente afecto a este pelotão corresponde a 24 militares a que acrescem 2 militares, em funções de Estado-Maior no Quartel-General da Unidade Escalão Brigada, e 1 militar em funções no Estado-Maior do Quartel-General do MNBG SVK, correspondendo a um efectivo total a projectar de 27 militares.
A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária. O Grupo de Batalha Multinacional da NATO da Eslováquia será comandado, a partir de Julho, por Espanha que destacará para o mesmo um força da sua Brigada Galicia VII (BRILAT).
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”