Quantcast
 
 

Portugueses e Franceses treinam na Roménia

Uma viatura blindada Pandur II 8×8 ICV (“Infantry Carrier Vehicle”) do Exército Português e uma viatura táctica ligeira blindada Panhard VBL 4×4 do Exército Francês, em exercícios conjuntos com forças Romenas, em contexto NATO, no Centro de Treino “Getica” de Cincu, na Transilvânia, Roménia, de 16 a 19 de Fevereiro de 2023.

 

Foto via Estado Maior das Forças Armadas Francesas (“État-Major des Armées – France”)

Ao serviço do Exército Português desde 2009, a Pandur II 8×8 é uma viatura blindada de rodas, construída pela GDELS-Steyr (Aústria), com um nível 3 de protecção STANAG, com um peso de 18 toneladas, uma velocidade máxima de 105 km/h, Com uma guarnição de 1 a 2 elementos, podendo transportar até 10 militares equipados, está armada com uma metralhadora pesada de calibre 12,7mm (aqui presente), ou, em variante, com uma metralhadora de calibre 7,62mm ou um lança-granadas automático de 40mm.

 
 

A viatura Panhard VBL 4×4 (“Véhicule Blindé Léger”, “Viatura Blindada Ligeira”), com uma massa de 3,5 a 4 toneladas, um chassis entre os 3,8 e os 4 metros, uma largura de 2,02 metros e uma altura de 1,70 metros, tem uma protecção STANAG de nível 1 (impactos calibre 7,62×51 NATO e estilhaços), conseguindo uma velocidade máxima de 95 km/h com uma autonomia operacional de 600 a 800 km. As forças francesas detêm um efectivo superior a 1 600 unidades desta viatura (em diferentes versões). Na sua variante de exportação, Panhard Ultrav M11, esta viatura equipa também, desde 1981, o Exército Português.

Os militares portugueses estão aqui afectos à Companhia de Atiradores Mecanizada de Rodas do Exército Português, da 2ª Força Nacional Destacada na Roménia (2FND CAtMec/ROU22), no âmbito das “enhanced Vigilance Activities” da NATO para aquele flanco leste da Europa – que faz fronteira, a Norte e a Leste, ao longo de 649 km com a Ucrânia. A 2FND CAtMec/ROU22, sob comando do Major de Infantaria João Pedro Serens Rasteiro, é composta por elementos provenientes de várias Unidades do Exército, da Marinha e da Força Aérea, com um total de 208 militares.

 
 


Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...