Póvoa de Lanhoso apoia Juntas na dinamização dos Centros de Convívio
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso aprovou a atribuição de um valor total na ordem dos 16 mil euros, para apoiar as Juntas de Freguesia na dinamização dos Centros de Convívio.
![](https://vmtv.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Centros-de-Convivio-da-Povoa-de-Lanhoso-700x389.jpg)
Estes protocolos de colaboração, ao abrigo do Regulamento Municipal Câmara Amiga das Freguesias, serão celebrados entre a Autarquia e 10 Juntas de Freguesia/Uniões de Freguesia: Ferreiros; Galegos; Póvoa de Lanhoso; Rendufinho; São João de Rei; Travassos; Vilela; Esperança e Brunhais; Fontarcada e Oliveira; e Verim, Friande e Ajude.
A celebração destes protocolos foi um dos pontos aprovados na mais recente reunião de Câmara, realizada no dia 31 de janeiro.
A Câmara Municipal prevê alargar a Rede dos Centros de Convívio, sendo que, durante o mês de fevereiro, entrará em funcionamento o Centro de Convívio na freguesia de Lanhoso. Também estão previstas novas respostas, em outras freguesias, a curto prazo.
Neste momento, já são cerca de 160 as pessoas de maior idade das várias freguesias que participam ativamente nas diversas dinâmicas regulares dos Centros de Convívio: manualidades, estimulação cognitiva, ginástica geriátrica, dança e movimento, música, hidroginástica e sensibilização, por exemplo, para a saúde e a segurança. Esta população participa ainda nas várias atividades propostas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e, recentemente, o grupo esteve nos Paços do Concelho, cantando os Reis.
Os Centros de Convívio são uma resposta social municipal, dinamizada em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia/Uniões de Freguesia, que tem por objetivos prevenir a solidão e o isolamento; incentivar a participação e potenciar a inclusão social; fomentar as relações interpessoais e intergeracionais; promover um envelhecimento saudável e contribuir para retardar ou evitar a institucionalização.