Póvoa de Lanhoso prepara programa para celebrar Natal
A Póvoa de Lanhoso vai ter uma pista de gelo natural, neste Natal, depois do sucesso da experiência de 2023. A boa nova foi apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, na apresentação do vasto programa preparado para assinalar esta época natalícia.
“No ano passado, foi a primeira vez, na história do concelho, que tivemos uma pista de patinagem e, este ano, vai ser a primeira vez na história, que vamos ter uma pista de patinagem em gelo. Tenho a certeza de que a adesão vai ser ainda maior”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal Povoense, que aproveitou para deixar o convite a toda a comunidade a presenciar a abertura oficial da pista de gelo, no Parque do Pontido, na Vila sede de concelho.
“Natal na Praça”, “Garfe, Aldeia dos Presépios” e “Feira de Natal do Baixo Concelho” são três iniciativas, que se complementam e que contribuem para fazer da Póvoa de Lanhoso um ponto de paragem obrigatória na quadra que se avizinha. “Temos dezenas de momentos diferentes, mas que têm um denominador comum, que é a preocupação de conseguirmos satisfazer todas as faixas etárias e todas as gerações”, salientou ainda Frederico Castro.
Com estas três propostas, todo o concelho fica abrangido pela animação, quer a parte central, quer a parte mais próxima do Cávado, quer a parte mais próxima do Ave.
Centralizada na Praça Eng. Armando Rodrigues, a terceira edição do “Natal na Praça”, que anima o coração da Vila de 1 de dezembro a 5 de janeiro; a 23ª edição de “Garfe, a Aldeia dos Presépios”, de 15 de dezembro a 5 de janeiro, que convida à visita aos 25 presépios; e a IX Feira de Natal do Baixo Concelho, que dá a conhecer o prato tradicional “Roupa Velha”, de 13 a 15 de dezembro, são os principais ingredientes, que prometem fazer com que esta época continue a ser vivida com intensidade e tradição, quer por Povoenses quer por visitantes. Os programas foram apresentados no dia 25 de novembro, nos Paços do Concelho. Para além do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, estiveram presentes os Vereadores Fátima Moreira e Ricardo Alves, assim como o Pároco de Garfe, Padre Luís Peixoto, e o Presidente de Junta de Garfe, Paulo Ferreira.
“Natal na Praça” dá palco ao trabalho da comunidade
A proposta musical Da Banda aos Pêgas, que alia a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e o grupo Os Pêgas, bem como a comemoração da passagem de ano são algumas das novidades do “Natal na Praça”.
Tal como no ano passado, o “Natal na Praça” decorre num espaço coberto e climatizado, na Praça Eng. Armando Rodrigues, no centro da Vila, neste que é um local de concentração natural de Povoenses e visitantes.
A abertura oficial da iniciativa “Natal na Praça” está marcada para o dia 1 de dezembro, às 17h30, altura em que é ligada a iluminação de Natal, seguindo-se o concerto de Natal pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso (na Praça Eng. Armando Rodrigues). Para as 19h00, está marcada a abertura da Pista de Gelo natural, no Parque do Pontido. O encerramento da programação natalícia está marcado para o dia 5 de janeiro, às 17h00, com o concerto de Ano Novo, pela Banda Musical de Calvos.
A oferta cultural, social e solidária engloba música, teatro, dança, cinema, uma mostra artística, animação de rua e outros momentos.
Toda a iniciativa realiza-se com a colaboração de diferentes instituições e entidades concelhias, como escolas, Bandas de Música, Centros de Convívio, Ranchos Folclóricos, Grupos Corais, e outras. O programa proporciona oportunidade para dar a conhecer o trabalho de formação que é realizado com diferentes intervenientes locais.
Beneficiando de toda esta dinâmica, o comércio local poderá contar com a habitual campanha que apela às compras de Natal em estabelecimentos do concelho aderentes. O valor total dos prémios atinge os 1.500 euros.
“Garfe, Aldeia dos Presépios”
Na sua 23ª edição, esta iniciativa consolida a Póvoa de Lanhoso e Garfe como destinos do Natal. São 25 os presépios que podem ser apreciados, de dia ou de noite, de forma gratuita. A organização engloba Paróquia, Junta de Freguesia e Câmara Municipal. A execução dos presépios resulta totalmente do trabalho comunitário. “Há presépios novos e há lugares em que, este ano, estão a fazer tudo de novo. Os escuteiros também vão espalhar presépios pela freguesia”, salientou, de entre outros aspetos, o pároco, Padre Luís Fernandes. O Presidente da Junta, Paulo Ferreira, notou, de entre outras considerações, que “é uma iniciativa muito acarinhada pelos emigrantes”.
Em 2024, o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, é o padrinho da iniciativa. O programa paralelo, inclui música, teatro, uma feirinha e uma caminhada. O Museu do Presépio, que conta já com perto de 4 mil exemplares da coleção do pároco, também se destaca.
“Feira de Natal do Baixo Concelho”
Na sua IX edição, este evento decorre ao longo de três dias, no Pavilhão desportivo, em Monsul. O programa é recheado de propostas, como a tarde infantil, música, desfile de pais natal, mostra de aves exóticas, folclore, entrega de prémios de mérito e prova cega de vinhos de lavrador. Permite ainda, a quem ainda não conhece, degustar um prato típico do concelho, a “Roupa Velha”. Esta iguaria é confecionada com os restos da noite de consoada, em particular, do bacalhau, das batatas e das couves. A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Monsul, com o apoio da Câmara Municipal.
À margem da apresentação, o Presidente da Junta de Monsul, Manuel Tinoco, salientou, de entre outros aspetos, que esta iniciativa “tem vindo a crescer e a conseguir ter cada vez mais sucesso” e, por isso, convidou a que as pessoas, de dentro e de fora do concelho, a visitem e reencontrem muitos dos saberes e sabores tradicionais da nossa região.