Póvoa de Lanhoso recebe distinção de Autarquia + Familiarmente responsável
A distinção é atribuída, anualmente, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. A entrega da bandeira está marcada para o dia 26 de janeiro, em Coimbra.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, “esta distinção representa um maior compromisso e responsabilidade para com as famílias e os nossos Munícipes. Num ano de tantas incertezas, continuaremos a dar prioridade à intervenção social”.
Para 2023, está previsto um conjunto de medidas orientadas para a coesão e apoio social, destinado a apoiar todas as famílias Povoenses. Para além da criação do IMI Familiar, com reduções para as famílias de acordo com o número de dependentes, serão mantidas as tarifas sociais de água e de saneamento assim como os benefícios fiscais para jovens que pretendam construir no concelho. Também terá continuidade o Fundo Municipal de Emergência Social, cujo objetivo é fazer face a necessidades imediatas e essenciais aos agregados familiares mais vulneráveis. Estas medidas vêm juntar-se ao projeto das Hortas Comunitárias, ao apoio ao pagamento da renda de casa, ao apoio à natalidade e ao pagamento da creche, de entre muitas outras, que abrangem todas as franjas da população, assim como os diversos setores.
Esta distinção – que resulta de uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas – visa acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias no que diz respeito a responsabilidade familiar.
A avaliação do Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis analisa fatores ligados à política integrada de família, aos facilitadores de uma política familiarmente responsável e à responsabilidade social dentro da autarquia.