Quantcast
 
 

Póvoa de Lanhoso reforçou resposta às pessoas seniores

A Póvoa de Lanhoso já conta com a ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas que a Em Diálogo edificou na freguesia de Geraz do Minho.

 

Esta “Casa de Vida”, com capacidade para 80 seniores e que vai funcionar com base no conceito de “Humanitude”, disponibiliza ainda as valências de Centro de Dia e de Serviço de Apoio Domiciliário, representando um robustecer da capacidade de acolhimento às pessoas mais velhas do território.

 
 

O descerrar de uma placa deu início à inauguração desta estrutura, no passado dia 13 de setembro. O momento prosseguiu com uma visita guiada ao espaço, seguida de intervenções oficiais.

A criação deste equipamento social resulta da união de esforços de várias entidades, tendo sido financiado através da resposta PARES 3.0, bem como pela Câmara Municipal (apoio de 20 por cento, correspondente a 494 mil euros) e pela própria Em Diálogo – Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso. A Junta de Freguesia de Geraz do Minho também colaborou com a cedência do terreno onde foi edificada a ERPI e que era um antigo campo de jogos.

 
 

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, detalhou, de entre outras considerações, que este foi um processo que começou ainda no executivo municipal anterior, mas que o atual fez questão de manter. “Independentemente dos ciclos políticos, dos momentos políticos, dos atores políticos, as decisões devem ser sempre aquelas que melhor servem a comunidade”, considerou. De lembrar que, em 2020, numa fase inicial da candidatura, a Câmara Municipal aprovou um apoio de 214 mil euros, um valor reforçado em 2023, devido às vicissitudes dos mercados, passando para os 494 mil euros, o que reafirmou o compromisso da Autarquia com o projeto. Isso mesmo foi confirmado pelo Presidente da Em Diálogo, António Lourenço, que, de entre outros aspetos, afirmou que as “portas” da Câmara Municipal estiveram “sempre abertas para concretizar este projeto”.

Intervieram ainda o Presidente da Junta de Freguesia, Joel Silva, o Diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, João Ferreira, e a Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Em Diálogo, Patrícia Pereira. Os Vereadores Fátima Moreira, Paulo Gago, Ricardo Alves e Alice Sousa também marcaram presença, assim como o Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, para além de muitos outros convidados, como o pároco Fernando Carneiro, que benzeu o espaço. Na mesma oportunidade, foi lida uma mensagem da Secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes, ausente por razões pessoais.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não