Póvoa de Lanhoso vai atribuir 199 bolsas de estudo, num investimento de 125 500 euros
Vão ser atribuídas 153 Bolsas de Estudo aos alunos do ensino superior e 46 Bolsas de Estudo aos alunos do ensino secundário do Município da Póvoa de Lanhoso, referentes ao ano letivo 2021/2022. Esta medida de apoio às famílias e aos jovens do concelho pretende promover a igualdade de oportunidades e apoiar os agregados familiares com maiores dificuldades.
Este apoio tem como objetivo incentivar e contribuir para uma melhor formação e crescimento intelectual dos jovens, investindo na sua qualificação e melhor preparação para o futuro.
O pagamento das mensalidades será feito a partir de 1 de fevereiro, recebendo os candidatos e as candidatas nesta primeira transferência o valor correspondente aos primeiros 5 meses (de outubro a fevereiro). Os restantes valores serão pagos mensalmente até ao mês de julho. Este apoio abrange 10 meses, tal como está regulamentado.
A proposta para aprovação das listas definitivas para atribuição das Bolsas de Estudo foi um dos pontos aprovados na Reunião de Câmara do passado dia 18 de janeiro, após o cumprimento de prazos e procedimentos previstos para todo este processo, conforme estabelecido no Regulamento “Medidas de Apoio Social – Póvoa Solidária”, sendo que as listas definitivas se encontram já publicadas na página do Município.
No período para apresentação das candidaturas (que foi prorrogado até 30 de novembro devido aos constrangimentos decorrentes das limitações impostas pela pandemia) deram entrada nos serviços do Balcão Único o total de 261 processos. Do Ensino Secundário, foram 62 candidaturas, tendo sido aprovadas 46, do Ensino Superior num total de 199 candidaturas, 153 reuniam condições para aprovação.
Assim, a atribuição deste apoio corresponde a um investimento de 125 500 euros, que os candidatos e candidatas irão receber já a partir do próximo mês de fevereiro. De salientar que as bolsas dos alunos e alunas que fazem parte do corpo ativo dos Bombeiros Voluntários são majoradas com 25%.