Quantcast
 
 

Póvoa de Lanhoso vai festejar a Liberdade ao longo de todo o ano de 2024

Foi apresentado na manhã do passado sábado, dia 13 de Janeiro, o programa das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, que irá decorrer ao longo de todo o ano.

 

O Salão Nobre dos Paços do Concelho, por onde passaram todos os Presidentes de Câmara e Assembleia da Póvoa de Lanhoso, onde foram já recebidos Presidentes da República, Ministros e Secretários de Estado, acolheu mais esta cerimónia, a apresentação do programa das comemorações da data mais importante da democracia portuguesa, o 25 de Abril.

 
 

“Grândola, Vila Morena” foi o tema interpretado por Paulo Freitas ao saxofone e Santiago Pereira ao trompete, ambos músicos da Banda Musical dos Bombeiros Voluntários. Com estes acordes da revolução, e após o tão vivido testemunho do Capitão António Carvalho que nos transportou para aqueles dias tão conturbados, estava criado o ambiente para a apresentação do programa, que esteve a cargo de Frederico Castro, Presidente da Câmara Municipal, que preside a Comissão Executiva destas Comemorações.

Desta fazem parte também todos/as os/as Vereadores/as em exercício, o Presidente da Assembleia Municipal, bem como os líderes das Bancadas Parlamentares e Representantes eleitos em Assembleia Municipal e o representante das Juntas/Uniões de Freguesia do concelho. Os Agrupamentos de Escolas e a Epave, a par dos Serviços Culturais da autarquia, do Conselho Municipal da Juventude, da Provedoria do Idoso e os Ex-Combatentes da Guerra do Ultramar foram também convidados a integrar esta Comissão e a dar o seu contributo com o objetivo de garantir a maior participação e abrangência deste programa.

 
 

Dirigindo-se a todos os presentes, Frederico Castro referiu que “este foi o momento que escolhemos para apresentar o programa que preparámos em conjunto, que é a maneira como queremos apresentar à Póvoa de Lanhoso o nosso olhar sobre os 50 anos do 25 de Abril.” Reconhecendo a importância de todos/as os/as intervenientes, acrescentou “quero agradecer a todos/as as instituições presentes nesta sala e que colaboraram connosco na elaboração deste programa, na recolha de contributos, ideias e, sobretudo, pela disponibilidade e grau de compromisso. Quero também agradecer a intervenção do Capitão Carvalho, representante dos Ex-Combatentes da Guerra do Ultramar, que no seu testemunho nos contou todos os passos dados até alcançarmos aquele momento, até chegarmos ao dia 25 de Abril de 1974, e a forma como nos retratou alguns momentos, é surpreendente e quase inimaginável para os dias de hoje. Somos uns privilegiados em poder ouvir os relatos transmitidos na primeira pessoa que o Capitão Carvalho partilhou aqui connosco e posteriormente podermos passar estes testemunhos às novas gerações, aqui representadas pela Tatiana.”

Tatiana Couto, em representação do Conselho Municipal da Juventude, declamou o poema “Abril” de José Fanha.

 

“Queremos que estas comemorações sejam impactantes e que deixem marcas em todos/as! Queremos deixar vincada a importância que teve para a Póvoa de Lanhoso e para o nosso país, o 25 de Abril!” concluiu Frederico Castro.

Amândio Santa Cruz Domingues Basto Oliveira, Presidente da Comissão de Honra destas Comemorações, é a personalidade povoense com o percurso político mais relevante, tendo sido o primeiro presidente da Câmara Municipal eleito e Presidente da Assembleia Municipal em dois mandatos. Foi, ainda, além de deputado da Assembleia da República, membro do Governo da Nação.

 

Sendo reconhecido pelo seu percurso exemplar, Amândio Basto de Oliveira partilhou com os/as presentes a sua satisfação por fazer parte “das Bodas de Ouro do 25 de Abril, desta data histórica e pelo espírito de abertura e diálogo em todas as fases e que foram indispensáveis para preparar este programa.” Sublinhou que na programação cabem todas as faixas etárias, mas realçou “a participação mais ativa dos/das jovens, sendo esta uma oportunidade para conhecerem e aprenderem o passado e exprimirem o que esperam do/para o futuro”.

Da Comissão de Honra fazem parte os Presidentes da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso democraticamente eleitos e com exercício nos últimos 50 anos, os/as Presidentes da Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso com exercício nos últimos 50 anos; os/as representantes dos Partidos Políticos com assento na Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso e os Deputados da Póvoa de Lanhoso eleitos à XV Legislatura da Assembleia da República Portuguesa.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...