Praia do Faial distinguida com Bandeira Azul
A Praia Fluvial do Faial, em Prado, foi contemplada com a Bandeira Azul, reconhecendo a excelência da área de lazer junto ao rio Cávado, com particular destaque para a qualidade da água, assim como dos equipamentos e infraestruturas de apoio, a sustentabilidade ambiental, a segurança e bem-estar.
A decisão do júri internacional do Programa Bandeira Azul 2022 sobre a candidatura apresentada pelo Município de Vila Verde foi anunciada hoje, com a atribuição do galardão.
A distinção é atribuída às praias que cumpram os 22 critérios obrigatórios e obedeçam ainda ao somatório dos 27 critérios de natureza ambiental.
“A atribuição da Bandeira da Azul à Praia Fluvial do Faial constitui um símbolo de qualidade e um justo motivo de satisfação e orgulho para todos os Vilaverdenses em geral e para os Pradenses em particular”, reagiu o vereador responsável pelo pelouro do ambiente, Patrício Araújo.
O autarca salientou que a atribuição do galardão constitui “um justo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Verde, pela Junta de Freguesia da Vila de Prado, pelo Clube Náutico e até pelos banhistas em defesa dos valores da sustentabilidade e da educação ambiental”.
A candidatura da Praia da Faial já havia sido validada por unanimidade pelo júri nacional do Programa Bandeira Azul, que felicitou o Município de Vila Verde “pelo excelente desempenho na época balnear de 2021, que requereu um envolvimento e um empenho excecionais no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável como são as nossas praias e solicita o mesmo empenho na época balnear de 2022”.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, que distingue o importante esforço de diversas entidades para tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização ambiental dos cidadãos.