Quantcast
 
 

Primeiro-Ministro assinala dia histórico “de alento e esperança”

O primeiro-ministro, António Costa, publicou hoje uma mensagem na rede social Twitter assinalando o histórico dia de hoje de começo do plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal, o qual “dá alento e esperança”.

 

“Há dias que ficarão para sempre nas nossas memórias. Como previsto, arrancou o processo de vacinação, que nos ocupará durante meses e que nos obriga a manter todos os cuidados. Mas é um dia de alento e esperança que nos dá força para continuar a trabalhar com a mesma determinação”, lê-se na página oficial do líder socialista.

 
 
Antonio Costa

António Costa está ele próprio em isolamento profilático, apesar de ter testado negativo para o novo coronavírus, no Palácio de São Bento, após ter estado em contacto com o infetado presidente francês, Emmanuel Macron.

O plano nacional de vacinação contra a covid-19 arrancou hoje no Hospital de São João, no Porto, com o médico infecciologista António Sarmento a receber pelas mãos da enfermeira Isabel Ribeiro a primeira dose.

 
 

A primeira vacina foi administrada às 10:07 sob o olhar da ministra da Saúde, Marta Temido, e perante dezenas de `flashes´ e objetivas de televisão e ao som de aplausos.

A ministra da Saúde reiterou que vacinar contra a covid-19 em primeiro lugar os profissionais de saúde foi uma “escolha pragmática” e que em janeiro arranca o programa de vacinação em estruturas para idosos.

 

“[Foi] uma escolha pragmática num momento que é apenas um primeiro momento de uma fase. Recebemos vacinas ontem [sábado] e vamos receber mais vacinas amanhã [segunda-feira] e vamos receber mais vacinas nas quatro semanas de janeiro. Estimamos que nessas semanas de janeiro passemos das vacinações a profissionais de saúde para as vacinações a estruturas residenciais para idosos”, disse Marta Temido.

Sábado chegou a Portugal um primeiro lote com 9.750 vacinas, desenvolvidas pela Pfizer-BioNTech, destinado aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

 

Lusa

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...