Programa ‘Lar Doce Lar’ vai chegar a cerca de 2500 seniores em Braga
O projecto ‘Lar Doce Lar’, promovido pelo Município de Braga nos lares de idosos e centros de dia do Concelho, vai chegar, até ao final do ano de 2023, a cerca de 2500 seniores, alegrando os seus dias com momentos de animação cultural.
Depois do sucesso da primeira edição, que se realizou em 2022, o projecto cresceu e foi alargado a cerca de duas dezenas de instituições sociais do concelho. Com o objectivo de promover a descentralização da cultura nos lares de idosos e centros de dia, proporcionando momentos de alegria, convivência e reavivamento da memória junto daqueles que não podem apreciá-la fora das instituições sociais, o Projecto já contou, este ano, com 40 sessões de teatro, música e leitura de contos. Até ao final do ano, estão previstas ainda mais cerca de 20 sessões culturais em várias instituições sociais.
Esta quarta-feira, foi a vez do Centro de Dia da Casa do Areal receber a peça de teatro “Meu Velho Amor”, pelo Tin.Bra – Academia de Teatro. A peça, que contou com a presença de 80 espectadores, explora a natureza imprecisa da memória e como esta molda a história de amor entre as duas personagens. “Meu Velho Amor” é um espectáculo intimista que nos lembra a importância de preservar as nossas memórias e de as valorizar.
“A Casa do Areal hoje abriu as portas para receber a Companhia de Teatro Timbra, que nos presenteou com uma peça de teatro memorável. Uma iniciativa do Município de Braga, a quem agradecemos esta oportunidade única. Foi uma surpresa muito boa perceber que a peça de teatro, tão bem representada, proporcionou uma tarde de emoções e alegria aos utentes do Centro de Dia. As reacções foram bastante positivas e, com toda a certeza, para repetir”, afirma a propósito a directora técnica da Casa do Areal, Marta Sousa.
Já passaram pelo programa Lar Doce Lar as entidades artísticas bracarenses: Caminhos da Romaria, Sinfonietta de Braga, Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho, Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho, GFUM – Grupo Folclórico da Universidade do Minho, Malad’Arte Produções e Projecto Expressar.
Refira-se que esta iniciativa está integrada no «ATLAS – Programa de Mediação Cultural», promovido pelo Município de Braga, alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.