Quantcast
 
 

Projecção de fuzileiros a sul do Tejo

Um militar de um destacamento do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, no decurso de um exercício de projecção de forças em conceito leve e rápido (“Light and Fast”), iniciado a 22 de Fevereiro de 2023 no litoral a Sul do Tejo, em Portugal.

 
Foto via Marinha Portuguesa

O fuzileiro português está aqui armado com uma espingarda automática Heckler & Koch G3, em calibre 7.62×51mm NATO, modernizada, desde 2019, com aplicação de “kit” de “upgrade” do preparador sueco SPUHR, compreendendo a aplicação de um fuste ventilado (R-401), calha superior “Picatinny” (R-402) e coronha ajustável (R-410). Estão ainda equipadas com miras ópticas (Red Dot Reflex) CompM4 do fabricante sueco Aimpoint. As Forças Armadas da Suécia (“Försvarsmakten”) optaram, em 2016, pela SPHUR para a modernização das suas G3, designadas por “Automatkarbin” 4 B/C/D (AK4), com um total de 10 000 “kits” adquiridos inicialmente e mais 10 000 adquiridos em 2021.

 
 

Estiveram envolvidos neste exercício 97 militares, organizados em 3 grupos de combate comandados pelo primeiro-tenente Fuzileiro André Filipe da Silva Caseira, reforçados com um núcleo de estado-maior e um elemento de assalto anfíbio, projectados a partir do NRP Corte Real (fragata da classe Vasco da Gama) e do NRP Setúbal (navio patrulha oceânico da classe Viana do Castelo), com o apoio de helicóptero Westland Lynx Mk95 e de viaturas tácticas ultra-ligeiras CAN-AM BRP “Traxter” 4×4.


Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...