Quantcast
 
 

Projeto “COPA – COzinha com PAixão” ensina a cozinhar sem desperdiçar

Toucas colocadas, aventais apertados, luvas esticadas nas mãos e todos/as estão preparados/as para começar a cozinhar o almoço de hoje.

 

Em cima das bancadas de trabalho está uma folha com as receitas e os ingredientes para preparar a sopa de feijão-verde, os hambúrgueres de atum e as pataniscas de sardinha que acompanham o arroz de legumes, os pratos que constam da ementa de segunda-feira, 5 de fevereiro. 

 
 

Assim começa mais uma sessão do projeto COPA, na qual participam desde o primeiro dia, mais de dez pessoas. Sob a vigilância e com as indicações da “Chef” Andreia, a preparação do almoço tem início.

Os/as “cozinheiros/as” que fazem parte deste grupo são beneficiários/as do RSI (Rendimento Social de Inserção) que abraçaram este projeto desde a primeira sessão e o consideram de grande valor para o seu dia-a-dia. As novas aprendizagens relativas à confeção saudável, aproveitamento, higiene e segurança alimentar que ali apreendem são muito importantes, também, para a economia doméstica.

 
 

A aprendizagem de novas e diferentes maneiras de confecionar as conservas enlatadas são uma mais-valia, pois são dos alimentos que mais são inseridos nos cabazes que recebem, a par das massas e do arroz. Também o correto congelamento dos legumes que sobraram da sessão anterior permite que sejam aproveitados e utilizados para a sopa.

As manhãs que passam ali, são momentos de conhecimento mas também de partilha que todos/as valorizam, pois têm, ao mesmo tempo, um efeito terapêutico. As conversas paralelas acerca da escolas dos/das filhos/as ou a marcação da próxima consulta no médico são desabafos entre pessoas que estabelecem, sessão após sessão, relações que vão para além das manhãs que passam juntos/as a “preparar” o almoço.

 

Esta foi mais uma das sessões do Projeto – COPA: COzinha com PAixão, que começaram no passado dia 4 de Dezembro, e que continuam a decorrer, fruto do trabalho desenvolvido pelo NLI – Núcleo de Inserção do Município da Póvoa de Lanhoso.

O COPA está a ser desenvolvido com a colaboração da Associação Em Diálogo, entidade mentora deste projeto e o SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, da Câmara Municipal, e destina-se aos/às beneficiários/as dos Programas de Apoio Alimentar (da Eco Loja Social e do POAPMC – Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas).

 

Este projeto é dinamizado pela nutricionista Andreia Henriques Vieira que, ao longo de quatro meses, num total de 8 manhãs, está responsável por estas sessões estruturadas de educação alimentar e culinária.

No final, pretende-se que os/as beneficiários/as saibam confecionar refeições mais saudáveis a custos controlados, que saibam reduzir o desperdício alimentar, e que estejam mais sensibilizados para a importância das regras de higiene e segurança alimentar, enfim, que tenham adquirido mais competências pessoais e sociais.

 

A EPAVE, entidade parceira, recebe na cozinha e no refeitório das suas instalações os/as participantes para a realização das sessões e também disponibiliza o seu transporte. O COPA conta com a participação de 10 agregados familiares, que vão estar envolvidos neste projeto até ao dia 18 de Março de 2024.

O NLI continua a dar respostas cumprindo as funções que o validam, sendo um suporte para as famílias, e, um exemplo disso, também, os são os apoios existentes a nível da Saúde Mental e do Apoio à Parentalidade.

Abrangendo todo o concelho, o NLI apresenta uma composição multidisciplinar na qual se integram várias instituições e serviços, assumindo-se como instância promotora e dinamizadora de respostas sociais, contando com o envolvimento das parcerias locais, como são, neste caso, a Em Diálogo e a EPAVE.

Comentários

comentários

Você pode gostar...