Próximo Triatlo das Andorinhas na Póvoa de Lanhoso está marcado para 30 de Junho e o Duatlo para o dia anterior
Sobradelo da Goma e o espetacular cenário da Barragem das Andorinhas vão receber mais uma prova de Triatlo, que é já uma referência para a modalidade e para os/as atletas que vêm dos mais variados pontos do país.
Também a prova de Duatlo, destinada aos/às mais jovens, decorre nesse fim-de-semana. No dia anterior, sábado, 29, pelas 14h00, o Duatlo Jovem terá lugar no Parque do Pontido, na Vila da Póvoa de Lanhoso.
Os/as atletas podem inscrever-se nos escalões de benjamins, infantis, iniciados e juvenis, consoante a sua faixa etária.
Numa organização conjunta da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e do Grupo Desportivo da Goma (GDG) estas provas, que fazem parte do DNT (Desafio Norte Triatlo), são aguardadas com expectativa pelos/as amantes da modalidade, bem como por todos/as os/as que nela participam. Tripartida nas modalidades de natação, ciclismo e atletismo, os/as atletas irão competir tendo como pano de fundo o cenário da Barragem das Andorinhas e a envolvente àquele local que exalta a natureza.
As inscrições ainda estão a decorrer em https://sinctime, mas nesta altura o número de participantes ultrapassa já os 200, para o Triatlo.
Estas provas são já conhecidas também pela prática de respeito pela natureza, numa perspetiva assente na preservação do ambiente, quer através da não utilização de plástico, quer copos, garrafas ou fitas sinalizadoras. Também o fator inclusão está sempre presente, quer através da participação de atletas portadores de deficiência, quer através do apoio que algumas instituições do concelho, assumindo, por exemplo, postos de abastecimento.
Outro fator que a organização não descura é a segurança da prova, para a qual conta com a colaboração do Serviço Municipal de Proteção Civil. Este Serviço irá elaborar o Plano de Coordenação do evento, no que toca ao dispositivo de prevenção e socorro.
O Grupo Desportivo da Goma foi a primeira equipa de Triatlo do concelho e a segunda equipa a surgir no distrito de Braga. Atualmente, conta com 9 atletas femininas e 21 atletas masculinos na equipa principal. Tem ainda uma escola de Triatlo com 15 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 16 anos, que teve início em 2017, um claro enfoque colocado na formação.
A secção de Triatlo do Grupo Desportivo da Goma nasceu em 2017, dois anos após se ter organizado o I Triatlo das Andorinhas em Setembro de 2015, prova que contou com 50 participantes nessa primeira edição.
Em 2016, passou a contar para o Campeonato Regional e teve um número de participantes que rondou os/as 120 atletas.
No presente ano, além da organização do Duatlo e Triatlo que terão lugar no fim-de-semana de 29 e 30 de Junho, sempre com o apoio do Município, o GDG já organizou a II Edição da Corrida S. José e vai ainda organizar o IV Meeting da Goma e o VIII Trail das Andorinhas.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso financia a organização de todas estas atividades desportivas, numa manifestação clara de apoio ao desporto, contribuindo para que a mesma tenha repercussões no incentivo à prática desportiva pelos/as mais novos/as, bem como à adoção de hábitos mais saudáveis pela população, em geral.
Pretende-se também estimular as coletividades e grupos desportivos para que continuem ativos, prosseguindo os fins a que se destinam, promovendo atividades para toda a comunidade, quer dentro de portas, quer atraindo para o concelho centenas de forasteiros, e/ou representando o concelho, aquando da participação em eventos.
Acresce ainda que a Póvoa de Lanhoso é um Município “Amigo do Desporto”, galardão que reconhece o trabalho de excelência a este nível, bem como as boas práticas na gestão e na promoção do desenvolvimento desportivo.