“O Rally de Portugal foi o mais visto de todas as 14 provas do campeonato do mundo”
“O Rally de Portugal foi o mais visto de todas as 14 provas do campeonato do mundo, em termos televisivos. Só temos a Finlândia perto de nós. Todas as outras provas estão mais afastadas”, disse o líder da ACP (Automóvel Clube de Portugal), Carlos Barbosa.
O dirigente revelou esta informação na apresentação do Estudo de Impacto Económico da prova em 2016, citando dados fornecidos pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), para sublinhar o crescimento do rally.
O presidente do Município de Vieira do Minho, António Cardoso, participou, ontem também na sessão pública de apresentação do Estudo de Impacto Directo do WRC Vodafone Rally de Portugal 2016 na Economia e Turismo.
A sessão que decorreu na sede da CCDR-N demonstrou que o Rally de Portugal de 2016 teve um impacto na economia de 129 milhões de euros e foi a prova de maior audiência televisiva no campeonato do mundo.
Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, referiu que com a passagem da prova para o norte, o impacto económico tem-se intensificado o que demonstra ter sido uma aposta ganha por parte do Clube Automóvel de Portugal, pois as centenas de milhares de turistas e visitantes, nacionais e estrangeiros, que se deslocaram à Região tendo como principal motivação a assistência ao Rally de Portugal, geraram um fluxo turístico inigualável, e cuja visita revela índices de satisfação muito elevados.
No que toca ao concelho de Vieira do Minho, o WRC Vodafone Rally de Portugal constituiu um instrumento estratégico de marketing turístico que terá assegurado no ano de 2016 um retorno económico direto na ordem dos 2.565.118 euros.
O presidente do Município, António Cardoso, continua firme na sua aposta de melhorar cada vez mais as passagens desta prova pelo concelho, sendo exemplo disso a transmissão televisiva do troço de Vieira do Minho já na edição de 2017.