Rede de Percursos Pedestres da Póvoa de Lanhoso renovada e disponível
Já estão disponíveis os quatro percursos pedestres e o trilho que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso esteve a intervencionar recentemente para proporcionar uma experiência ainda melhor.
Atrair visitantes e Povoenses para a realização destes trajetos, promovendo um pleno e saudável contacto com a natureza e com a beleza da paisagem, dinamizar o turismo e apoiar a restauração estão entre os objetivos.
Para além do corte da vegetação, a intervenção passou pelo melhoramento ou correção de toda a sinalética direcional, pela aplicação de novos painéis informativos, com conteúdos renovados e atualizados, e pela disponibilização de toda a informação referente a cada percurso na página eletrónica do município.
Assim, a informação sobre a PR1 – Maria da Fonte, a PR2 – Monte do Merouço, a PR3 – Ribeiro do Queimado, a GR 117 – Via Romana XVII e o Trilho dos Moinhos do Pontido já está acessível na página eletrónica do município Povoense (www.povoadelanhoso.pt), em www.turismo.povoadelanhoso.pt.
Os percursos que fazem parte da Rede de Percursos Homologados são os seguintes: Pequena Rota (PR) 1 – Maria da Fonte, PR2 – Monte do Merouço; e PR3 – Ribeiro Queimado; e a Grande Rota (GR) 117.
A Pequena Rota (PR) 1 – Maria da Fonte tem início e fim no Centro Interpretativo Maria da Fonte, atravessando a União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira e a União de Freguesias de Calvos e Frades, num total de 12 quilómetros.
A PR2 – Monte do Merouço e a PR3 – Ribeiro Queimado arrancam na Aldeia Turística de Carreira, na freguesia de Sobradelo da Goma, e perfazem um total de 11 quilómetros.
A Grande Rota (GR) 117 une as freguesias de Covelas a Serzedelo, numa extensão de 15 quilómetros, percorrendo o antigo itinerário da Via Romana XVII, que ligava Bracara Augusta (atual cidade de Braga) a Asturica Augusta (atual cidade de Astorga).
Integrado na Rede de Percursos desde o ano de 2020, o Trilho dos Moinhos do Pontido, que permite ligação pedestre entre o Parque do Pontido (na Vila da Póvoa de Lanhoso), o Castelo de Lanhoso e o Carvalho de Calvos, também foi intervencionado de forma a proporcionar a melhor das experiências.