Quantcast
 
 

“Remote Tech Nature Fest” em Padrões – Montalegre

A Remote Tech Nature acontece de 12 a 19 de junho em Padrões, Montalegre, e vão ser sete dias de completa imersão num estilo de vida que conjuga tecnologia e natureza, mas também desporto, arte, música, festa e muita partilha de ideias e desafios.

 
remote

Segundo a organização em comunicado enviado à nossa redação, “garante que estamos perante o pontapé de saída para o desenvolvimento de uma comunidade de trabalhadores remotos no Norte de Portugal, vindos de todo o Mundo.”

 
 

REMOTE TECH NATURE FEST

A Remote Tech Nature Fest é um festival que quer destacar as vantagens do trabalho remoto no Norte de Portugal e fomentar o desenvolvimento de uma comunidade dinâmica no interior da região.

 
 

Conjuga palestras, espaço de coworking, atividades desportivas, workshops e múltiplas oportunidades de contacto para aqueles que adotam ou querem adotar este estilo de vida. 

O mundo do trabalho está a mudar rapidamente e este evento quer demonstrar a pessoas de todo o mundo como trabalhar na zona do Gerês pode ser tão ou mais produtivo que trabalhar em Berlim, Lisboa ou São Francisco. Não só tão ou mais produtivo, como mais agradável.

 

Já há vários palestrantes confirmados, mas a Remote Tech Nature Fest quer criar algo bastante diferente das típicas conferências tecnológicas. “O nosso objetivo é criar as bases para algo duradouro. Um dos pilares deste evento é a sustentabilidade, não só ambiental como também económica e demográfica: queremos ajudar a fixar jovens no interior e fomentar uma comunidade criativa, que tenha um impacto positivo na economia local”, afirma Pierre Matos, um dos fundadores do evento. “Durante estes sete dias queremos inspirar pessoas de todo o mundo para um estilo de vida diferente, que junta a flexibilidade do trabalho remoto à proximidade e harmonia com a natureza.”, acrescenta.

cartaz

Nómadas digitais, empreendedores, mas também CEOs, fundadores de startups e líderes de equipa de empresas como a Uber são alguns dos convidados que vão partilhar as suas experiências e refletir sobre o futuro do trabalho. A organização portuguesa conta ainda com a experiência de Richard Majsai, que já lançou eventos internacionais como o Freedom X Fest, nas montanhas dos Pirinéus, e empresta o seu conhecimento do mundo do nomadismo digital depois de seis anos a viajar pelo mundo, entre a europa e a américa do sul.

 

O município de Montalegre também se associou ao evento e “é com elevada expectativa que aguarda ansiosamente a sua realização”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, David Teixeira. “Iremos colocar o concelho de Montalegre no Mundo. A câmara municipal de Montalegre tem toda a honra de apoiar e receber de braços abertos a nova geração de nómadas digitais.”

Uma visão secundada por João Francisco Carvalho, outro dos fundadores da Remote Tech Nature Fest: “A região de Trás-os-Montes e do Minho tem espaços naturais incríveis, desde cascatas e montanhas a piscinas naturais. Temos o objectivo de apresentar esta região ao mundo num enquadramento que a torne atrativa para ficar por cá uma temporada. Acredito que este novo paradigma de trabalho remoto seja uma das soluções para o repovoamento desta região do norte de Portugal. A Remote Tech Nature Fest é o princípio de uma aventura “

 

A Remote Tech Nature Fest conta ainda com a colaboração da Padrões Guest House, a estalagem que vai acolher o evento e está localizada num cenário idílico, nas margens do rio Rabagão. A praia privada, a paisagem e a piscina são alguns dos atrativos, mas também a proximidade a várias cascatas, ao Parque Nacional da Peneda-Gerês e aos aeroportos do Porto e de Vigo.

Já são várias as entidades que se associaram a este evento inovador: para além da câmara de Montalegre e da Padrões Guest House, PwC, Freelancerek, Porto e Norte Turismo, Vinhos Montalegre e Sótão de Histórias são algumas das instituições parceiras. E a organização promete não ficar por aqui, já que tem vários processos de conversação abertos e promete novidades para breve.

Um dia na Remote Tech Nature Fest pode ser variado e adaptado às preferências de cada um. É possível acordar numa tenda de glamping com vista para o rio, tomar um pequeno-almoço soalheiro na companhia de outros participantes, realizar uma sessão de ioga em grupo e trabalhar no espaço de coworking. Mas também assistir a uma palestra, dar um passeio de stand up paddle, participar num workshop de cerâmica ou numa prova de vinhos e terminar o dia a desfrutar de um belo pôr do sol, a dançar e beber um copo à volta da fogueira.

Comentários

comentários

Você pode gostar...