Romaria da Senhora da Orada em Pinheiro, concelho de Vieira do Minho
Centenas de pessoas marcaram presença na secular romaria de Nossa Senhora da Orada, na freguesia de Pinheiro no Concelho de Vieira do Minho que se realizou no passado dia 18 de julho.
Quem entra, vê-a sentada, rainha coroada com o Salvador suspenso no braço, aguardando serenamente o peregrino que franqueia as portas do templo para a contemplar.
Na freguesia de Pinheiro, o culto de Senhora da Orada tem, seguramente, mais de 300 anos e o atual Santuário substituiu uma antiga ermida onde se praticava o culto a Nossa Senhora de Guadalupe.
A Senhora da Orada é, por tradição, a advogada protetora da cabeça. O gesto singular do peregrino colocar sobre a própria cabeça a imagem da Santa ou uma telha durante a procissão exprimem um ritual de fé peculiar que a devoção popular tem persistido ao longo do tempo. Ligado à fertilidade feminina, houve tempos em que havia também o ritual das mulheres fazerem oferta de sal a Nossa Senhora.
O Santuário encontra-se envolto em lendas populares de cariz religioso. Foi edificado num sítio isolado onde o marulhar das águas ao descer dos montes e o denso arvoredo do bosque circundante irradiam serenidade ao peregrino, convidando-o à contemplação e à oração.
No recinto exterior que rodeia o templo sobressai um artístico fontanário em cantaria, coroado com cruz arquiepiscopal, na designada Fonte da Senhora ou Fonte Milagrosa, local onde, segundo a tradição, apareceu Nossa Senhora.