´Ruílhe Park´ possibilita valorização do espaço público e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos
Olga Pereira, vereadora do Município de Braga, visitou a primeira etapa de construção do Espaço de Jogo e Recreio e Zona de Merendas em Ruílhe (Ruílhe Park), cuja construção teve início no mês de maio. A visita foi acompanhada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Ruílhe, Fernando Vilaça.
A intervenção, inserida numa área superior a 17.000m2, compreende a criação de um Parque Infantil e os necessários arranjos exteriores ao mesmo, tendo em vista a sua articulação com a envolvente existente.
Serão criadas áreas destinadas especificamente a estacionamento público (34 lugares de estacionamento) para ligeiros face à via que lhe confere acesso, assim como passeios, atualmente inexistentes. Por outro lado, proceder-se-á a um alargamento da rua que confere acesso ao terreno.
O parque fica integrado num ambiente iminentemente rural, caracterizando-se como uma extensão da sua própria envolvente. A construção será afastada da via pública, sendo que este afastamento garante privacidade e possibilita uma vivência comum do espaço.
De acordo com Olga Pereira, pretende-se com esta intervenção ´valorizar o espaço público e melhorar a qualidade de vida da população, tanto no incremento de hábitos de socialização no espaço público coletivo, como na melhoria da auto estima dos seus habitantes pelo espaço reabilitado´.
“Esta intervenção surge da necessidade de recuperar um espaço coletivo sem qualquer utilização, convertendo-o em espaço de socialização, ponto de encontro da população local e palco de acontecimentos diversos, com equipamentos que potenciem novos usos”, referiu, sublinhado que a obra ´vai também ao encontro das pretensões da Junta de Freguesia´.