São já 13 os infetados no Concelho de Vieira do Minho
Portugal regista hoje 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Concelho de Vieira do Minho regista hoje, quinta-feira 9 de abril, 13 infetados com Covid-19 e dois mortos.
Entretanto a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), na sequência da renovação do estado de emergência, envia esta quinta-feira, dia 9 de abril, um aviso à população por SMS, de modo a informar os cidadãos acerca da situação de risco relacionada com a pandemia da COVID-19, e em particular quanto às restrições especiais de circulação a adotar durante o período de 9 a 13 de abril.
A ativação do sistema de avisos à população pela ANEPC insere-se no disposto no Decreto-Lei n.º 2/2019, de 2 de janeiro.
A mensagem, enviada em português e inglês, é a seguinte:
- COVID19: Especiais restrições de circulação 9 a 13 abril. Nesta Pascoa fique em casa. Previna contagio. Info em covid19estamoson.gov.pt / www.prociv.pt / ANEPC
- COVID19: Special movement restrictions 9 to 13 April. This Easter stay at home. Prevent virus spreading. Info at covid19estamoson.gov.pt / www.prociv.pt / ANEPC
O envio teve início pelas 10h00 nos distritos de Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora,Beja e Faro.
Pelas 13h00 começam a ser enviadas para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda e Castelo Branco.
O Município de Vieira do Minho iniciou ontem a realização de testes de diagnóstico da covid-19 aos idosos dos lares do concelho de Vieira do Minho.
Segundo a autarquia, “foi com grande dificuldade em adquirir estes dispositivos, 100 testes para despistagem do novo coronavírus.”
Estes testes rápidos permitem a deteção de anticorpos IgG e IgM de sensibilidade de 92 por cento, devidamente registados no Infarmed.
O primeiro lote de testes foi colocado à disposição da Santa Casa da Misericórdia, do Lar Padre António Pereira Lima, em Cantelães e do Lar do Divino Salvador, em Rossas.
A pandemia da covid-19 matou quase 89 mil pessoas em todo o mundo desde que a doença surgiu em dezembro e mais de 1,5 milhões estão infetados, segundo um balanço da AFP às 11:00.
De acordo com os dados da agência de notícias francesa, a partir de dados oficiais, há mais de 1.519.260 casos de infeção e 88.981 mortes, em 192 países e territórios.
Pelo menos 312.100 doentes foram considerados curados pelas autoridades de saúde