Quantcast
 
 

Secretária de Estado da Agricultura demite-se – Carla Alves aguentou apenas 25 horas e 54 minutos no cargo

“A Secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou esta tarde a sua demissão por entender não dispor de condições políticas e pessoais para iniciar funções no cargo. A demissão foi prontamente aceite”, lê-se no comunicado enviado à imprensa pelo gabinete da Ministra da Agricultura e da Alimentação.

 
Carla Alves

A demissão de Carla Alves acontece horas depois de ter sido noticiado que tem arrestadas contas bancárias que partilha com o marido, Américo Pereira, ex-presidente da Câmara de Vinhais, que foi acusado pelo Ministério Público de crimes de corrupção, participação económica em negócio e prevaricação, num alegado esquema relacionado com a venda de terrenos do seminário.

 
 

Esta tarde, e depois do debate da moção de censura ao Governo em que Carla Alves foi um dos temas, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que a ex-secretária de Estado da Agricultura é “um peso político negativo”.

A agora ex-governante, por arrasto, viu as contas de que também é titular serem arrestadas pela Justiça, confirmou a CNN Portugal em documentos a que teve acesso. A Polícia Judiciária terá ainda detetado, na esfera do casal, valores que são incompatíveis com os rendimentos declarados: entre 2013 e 2020 terão entrado nas contas de Carla Alves e Américo Pereira 700 mil euros que não estão justificados, o que pode indiciar eventuais práticas de fraude fiscal.

 
 

Carla Alves Pereira, natural de Bragança, tem 52 anos e é licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Antes de ser nomeada secretária de Estado da Agricultura, substituindo Rui Martinho, que deixa o cargo por motivos de saúde, era diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte, cargo que ocupou desde dezembro de 2018. Antes, foi diretora do Parque Biológico de Vinhais.

Esta é a 12º saída por motivos políticos no Executivo de António Costa que tomou posse em março de 2022.

 

in CNN Portugal

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não