Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território recebido em Terras de Bouro
No dia 9 de julho o Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Dr. Hernâni Dias, deslocou-se a Terras de Bouro onde foi recebido nos Paços do Concelho por todo o Executivo Municipal. Nesta visita o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, teve a oportunidade de demonstrar a apresentar ao Dr. Hernâni Dias não só as potencialidades e características do nosso concelho, mas também as revindicações que fazem parte dos planos deste Executivo na área do Turismo e da Economia, bem patentes na visita que se seguiu ao nosso território após a reunião realizada na câmara municipal.
Neste contacto, foi dado especial ênfase pelo Presidente da Câmara Municipal ao processo de revisão do PDM, fator decisivo para o desenvolvimento do nosso concelho. Esta pretensão foi reconhecida pelo Dr. Hernâni Dias que afiançou que o Governo tudo fará para resolver os constrangimentos impostos pelo PDM, que não são compatíveis com a resolução dos problemas das pessoas que aqui vivem.
De referir ainda que foram apresentados ao Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, entre outros, os projetos implementados de ordenamento e melhoria da visitação no PNPG, a requalificação de miradouros da serra do Gerês, o projeto RIOS+ Valorização do Rio Homem e Sapadores dos Rios; a pretensão da rede de drenagem de águas, a água, o saneamento, o projeto de ordenamento da visitação na Cascata de Fecha de Barjas; a despoluição e renaturalização das margens do rio Gerês; o POAC, Plano de Pormenor para a Albufeira da Caniçada, os projetos no âmbito da cogestão do PNPG, a beneficiação das acessibilidades, a segurança e requalificação de património no PNPG, para além das as condicionantes que existem em Terras de Bouro e que continuamos a minorar todos os dias.
O executivo municipal continua empenhado em sensibilizar o governo para a importância de promover um desenvolvimento equilibrado e inclusivo no país. Os concelhos do interior e de baixa densidade, são muitas vezes esquecidos e marginalizados e enfrentam desafios únicos que requerem políticas públicas específicas e um compromisso genuíno por parte dos governantes.