Selos “Famalicão Visão’25” distinguem 16 projetos inspiradores
A pandemia provocada pela Covid 19 trouxe novos desafios às comunidades, obrigando as pessoas a mudarem as suas rotinas e adaptarem-se às novas realidades. Procurando dar resposta às necessidades mais urgentes, a comunidade, empresas e associações colocaram a criatividade ao serviço da inovação, concebendo projetos verdadeiramente inspiradores.
Alguns desses projetos vão distinguidos pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão com o selo “Famalicão Visão’25”, uma espécie de marca que identifica iniciativas, ações e projetos que expressam e estimulam os valores da comunidade e identidade famalicense, em harmonia com o Plano Estratégico.
A atribuição dos Selos Famalicão Visão’25 acontece na próxima terça-feira, dia 28 de setembro, no âmbito da sessão solene comemorativa do 186.º aniversário do Dia do Concelho. A cerimónia decorre, este ano, no Largo da Igreja de Arnoso Santa Maria, pelas 18h00. A cerimónia será transmitida online, através do Facebook do Município de Famalicão, em www.facebook.com/municipiodevnfamalicao e do portal em www.famalicao.pt.
Ao todo serão distinguidos 16 projetos, distribuídos por quatro categorias: Famalicão Made IN (5 projetos), B-Smart Famalicão (5 projetos), Famalicão Força V (3 projetos) e Famalicão Comunitário (3 projetos).
A categoria Famalicão Made IN abrange os projetos empreendedores que potenciam a incorporação tecnológica e a aplicação de soluções de futuro, desenvolvendo uma economia baseada no conhecimento e na inovação e que aumentam a competitividade e internacionalização. A categoria B -Smart Famalicão irá reconhecer os projetos que promovam uma economia mais eficiente na utilização dos recursos. A categoria Força V – Famalicão Voluntário inclui os projetos que reforçam o capital social presente nas práticas de intervenção e animação comunitária e impulsionam novos ambientes de participação e envolvimento ativo. Por fim, na categoria Famalicão Comunitário serão reconhecidos os projetos que promovam a corresponsabilização dos cidadãos e que se distingam enquanto projetos coletivos, de cooperação e colaboração entre atores públicos e privados e potenciadores dos valores do futuro.
Recorde-se que a atribuição dos Selos Famalicão Visão’25 acontece pelo sexto ano consecutivo, tendo sido já reconhecidos cerca de uma centena de projetos.