Serviço de saneamento em Famalicão chega aos 100%
A partir do dia 1 de fevereiro a cobertura do serviço de recolha de águas residuais (saneamento) no território passa a ser de 100%, com a introdução do serviço de limpeza de fossas séticas, ao mesmo preço do serviço prestado pela rede, para os cidadãos que, em Famalicão, ainda não são servidos pela rede de saneamento básico.
Na reunião de Câmara de hoje, 27 de janeiro, o executivo municipal vai analisar uma proposta de alteração da tarifa aplicável ao serviço de limpeza de fossas em locais não servidos pela rede de águas residuais. Na prática, depois de aprovada e considerando uma cisterna com capacidade de recolha para 6 m³ de águas residuais, os famalicenses abrangidos vão pagar, neste caso, oito euros por cada vez que acionarem o serviço de limpeza das suas fossas séticas.
Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal, que assumiu este compromisso com os famalicenses no decurso da sua campanha eleitoral, realça a importância da medida “por garantir o serviço público de saneamento a todos os aglomerados famalicenses, o que é da mais elementar justiça, e pela proteção ambiental que se consegue através da preservação dos lençóis freáticos e da dissuasão de descargas ilegais para o meio ambiente.”
O serviço vai poder ser requerido pelos cidadãos através de formulário disponível em www.famalicao.pt ou via telefone, através do número 252 377 036. Para garantir o serviço, vão estar duas cisternas de recolha disponíveis, uma com capacidade para 6 m³ e outra para 10 m³.
Recorde-se que nos últimos anos o Município de Vila Nova de Famalicão tem vindo a desenvolver um grande esforço financeiro no alargamento da rede de saneamento básico, canalizando vários milhões de euros do seu orçamento para colmatar esta necessidade que há muitos anos não é contemplada com programas de financiamento comunitário. A cobertura atual está na ordem dos 90%.